Chama-se Bojan Krkic, tem 16 anos e é a mais recente promessa do futebol espanhol. No último domingo, o avançado do Barcelona, atingiu o ponto alto da sua ainda curta carreira, ao sagrar-se campeão da Europa de sub-17. O catalão fez o golo da vitória da Espanha sobre a Inglaterra (1-0) na final do Europeu da categoria.
O futuro próximo do internacional espanhol, que completa os 17 anos em Agosto, deve ficar decidido nos próximos tempos, sendo que Frank Rijkaard já fez saber publicamente que conta com o jogador e confirmou a sua participação na pré-temporada da equipa, para ser integrado no plantel principal.
A reputação de Bojan, que actualmente está ao serviço da equipa B dos catalães, já vem das camadas mais jovens, nas quais marcou 900 golos em sete anos. Nas reservas leva 10 em 18 presenças esta temporada e na selecção conseguiu o feito que lhe tinha escapado no ano passado, quando a Espanha caiu nas meias-finais do campeonato. Ainda assim, o catalão foi o melhor marcador da prova, com cinco remates certeiros.
Numa das poucas ocasiões em que falou à imprensa, o avançado, filho de um jogador sérvio e de uma catalã, mostrou a felicidade pela conquista do título europeu, frente a uma equipa que já tinha defrontado.
«Estou muito feliz com a vitória pela selecção. É um sentimento realmente fantástico para mim. Conhecia a Inglaterra muito bem, joguei contra eles num torneio na Bélgica e ganhámos 3-2. São uma equipa muito boa», afirmou Bojan, que vai ser convocado para o Mundial sub-20, este Verão, no qual Portugal também estará presente.
As boas exibições e a grande evolução já lhe valeram os elogios do treinador do Barcelona, que o considera «um jogador fantástico, com muito potencial». «O céu é o limite para ele», garante Frank Rijkaard.
O jovem jogador, que está no Barcelona há 10 anos, já captou a atenção de vários clubes, que, segundo a imprensa espanhola, entraram em contacto com os «blaugrana», para o empréstimo de Bojan. Deportivo, PSV e Ajax são alguns dos emblemas que terão mostrado interesse.