Da Liga à Selecção, de clubes estrangeiros às Esperanças, há jogadores que ficarão como protagonistas de 2005. Maisfutebol fez a selecção, o leitor decide quem foi a principal figura do ano no relvado.
Este foi o ano do regresso de Figo à selecção, após uma pausa definida pelo próprio médio. O capitão de Portugal, o jogador mais internacional de sempre, teve um início de ano complicado, relegado à condição de suplente no Real Madrid. Mas reagiu e decidiu mudar de rumo. Mudou-se para Itália e confirmou com a camisola do Inter todo o seu talento. Uma das figuras do ano, não só mas também por ter dado a volta por cima a uma situação díficil.
Na Liga, nasceu uma estrela. João Moutinho estreou-se a abrir o ano, na 18ª jornada, e pegou de estaca na equipa do Sporting, num caso raro de regularidade e maturidade. De desconhecido passou a indiscutível no «onze», condição confirmada esta época. Já foi chamado por Scolari à selecção A, é a grande revelação do ano e uma das grandes promessas do futebol português.
Este foi também o ano em que Pedro Pauleta se tornou o melhor marcador de sempre da Selecção, ultrapassando a marca mítica de Eusébio. Tem 43 golos marcados em 78 jogos, é uma figura incontornável da campanha da selecção até ao Mundial-2006 e conserva o seu estatuto em França, onde dobra o ano como melhor marcador do campeonato.
Ricardo Quaresma foi subindo de forma ao longo do ano. Foi o capitão e o símbolo da selecção de sub-21 que fez uma campanha perfeita até ao Europeu e parece começar a conseguir conciliar, tanto com a camisola das quinas como no F.C. Porto, todo o seu imenso talento com maior objectividade e envolvimento no jogo da equipa.
Simão foi a locomotiva que arrastou o Benfica até ao título nacional que os «encarnados» perseguiam há 11 anos. O capitão do clube da Luz não falhou um minuto do campeonato e voltou a ser o melhor marcador da equipa. Esta época lesionou-se em Outubro e a equipa tremeu na sua ausência, até conseguir encontrar alternativas.
Já sabe, para decidir quem foi o melhor basta clicar no link do lado direito do ecrã.