As emoções da prova rainha do futebol português estão aí à porta para mais uma época. Este fim-de-semana, 112 clubes dão início a uma história que vai ditar o sucessor do Desportivo das Aves como vencedor da Taça de Portugal.

Em agenda, 56 jogos. O futebol num dos estados mais puros. Há equipas de capital de distrito, sedes de concelho e também muitos emblemas máximos de freguesias. A Taça vai a todo o lado.

A 79.ª edição da prova engloba equipas de todos os distritos do Continente, bem como dos arquipélagos dos Açores e Madeira.

Historial: todos os vencedores da Taça de Portugal

De Montalegre a Olhão, de Ponta Delgada ao Funchal, a Taça de Portugal abre com 71 equipas do Campeonato de Portugal – todas, exceto o Marítimo B – e 41 dos campeonatos distritais: aquelas que venceram, em 2017/2018, as respetivas taças do distrito, além dos vice-campeões dos campeonatos distritais.

O jogo de abertura está marcado para as 12h00 deste sábado (13h00 no Continente e na Madeira) e opõe o Praiense ao Redondense. Seguem-se mais seis jogos no mesmo dia. Os restantes 49, são no domingo.

O Maisfutebol apresenta-lhe um mapa interativo, através do qual pode consultar a lista de todos os jogos, respetivo dia e hora e o estádio até ao qual pode viajar e chegar para apoiar o clube do seu distrito, concelho, freguesia ou aldeia.

Siga aqui a 1.ª eliminatória da Taça de Portugal

Os 56 clubes apurados têm também, a nível financeiro, uma compensação apetecível. É que a Federação Portuguesa de Futebol aumentou, em 50 por cento, o valor pela dita qualificação para a 2.ª eliminatória. Os 2 mil euros da época passada passam para 3 mil. Que role a bola.

Nota: navegue pelo mapa para consultar todos os jogos, desde Continente a ilhas. Clique sobre a seta no canto superior esquerdo para conferir a lista de jogos.