«3.º lugar? No final faremos as contas» 

O Sporting de Braga de Sérgio Conceição vive, por estes dias, o melhor momento da temporada, partilhando com o FC Porto o estatuto de melhor equipas das últimas semanas. Os minhotos apresentam o registo de cinco triunfos consecutivos para a Liga ao qual se acrescenta mais um para a Taça da Liga.

A via verde aberta pelos guerreiros do Minho, no final do mês de Janeiro, valeu-lhes a reaproximação ao terceiro lugar, onde atualmente mora o Sporting, e o cavar do fosso para o Vitória Guimarães, eterno rival dos arsenalistas.

A frase proferida por Sérgio Conceição, no final do jogo em Vila do Conde, não chama à atenção aparecendo de forma isolada, ganhando, contudo, relevo quando devidamente enquadrada.

Então, vamos a isso: no início do ano, o técnico garantiu que no horizonte minhoto estava a disputa pelo terceiro lugar com o Sporting, havendo, então, apenas dois pontos a separar as duas equipas.

Os leões venceram em Braga, com um golpe inesperado de Tanaka, e chegaram aos seis triunfos consecutivos, cravando a distância para os minhotos em oito pontos de diferença à 19.ª jornada.

Apareceram, então, as primeiras setas atiradas à equipa e ao treinador, apontando a luta com o Guimarães como o máximo que a equipa podia atingir.

Deu-se, então, o twist: o Braga meteu a quinta vitória consecutiva, Sporting e Vitória Guimarães andaram aos trambolhões e os arsenalistas estão, agora, a apenas um ponto do lugar mais baixo do pódio.

É um bálsamo importante porque vêm aí dois momentos cruciais para a época dos arsenalistas: na próxima jornada recebem o FC Porto, viajando depois até à Luz para medir forças com o Benfica.