Ao final da manhã de quarta-feira o Barcelona deu Lionel Messi como baixa para o jogo dessa noite com o Osasuna, por causa de uma gripe. À noite, Leo apareceu na ficha de jogo, sentou-se no banco e entrou para marcar dois golos na vitória do Barça por 4-0. Recuperação fantástica, ou bluff? O treinador do Osasuna inclina-se mais para a segunda hipótese.

«Isto foi estranho desde o início. O Barcelona começou por empatar com o sorteio, depois com a mudança de relvado, depois com o Messi vem ou não da Argentina, depois que estava doente», disse no final José Luis Mendilibar.

Mais que isso, o técnico conta que foi confrontar o próprio Messi com o assunto no aquecimento: «Perguntei-lhe se não estava com febre e doente como tinham dito e desatou-se a rir.»

Há imagens, conta o «As», que mostram Messi a sorrir nessa conversa com Mendilibar. Aos jornalistas, o argentino disse apenas que teve uma dor de barriga e recuperou. «Só tinha dor de barriga, mais nada. Não cheguei a ter febre. Senti-me bem para vir ao estádio e tratei de ajudar o colectivo», disse Messi.



Quanto a Pep Guardiola, garante que não teve qualquer intenção de esconder Messi. «Teve um mal estar, tinha frio, febre baixa. Dissemos-lhe que fosse para casa e viesse se estivesse bem. Ligou e disse que se encontrava melhor, por isso pu-lo no banco», explicou o treinador.

(Artigo actualizado)