A Académica perdeu esta sexta-feira, em Coimbra, na última aparição da equipa antes das férias, frente à seleção de Angola, que se encontra em Portugal a estágiar para as eliminatórias do Mundial de 2014. Os palancas Negras levaram assim a Taça Efapel, patrocinador dos estudantes.

Antes do jogo, jogadores e técnicos foram chamados um a um e subiram ao palanque, muitos deles com os respetivos filhos, onde puderam exibir novamente o precioso troféu perante mais de seis mil espetadores. Marinho voltou a ser o mais saudado, pelos motivos conhecidos.

Quando todos festejavam, ao som da música dos Queen e no meio da chuva de confetes, surgiu a surpresa da noite: um avião sobrevoou o estádio com a mensagem «Obrigado Académica - Mancha Negra», mesmo antes da tradicional volta pela pista, junto aos adeptos.

A Académica, que repetiu o onze do Jamor, com exceção de Flávio, no lugar Abdoulaye, ao serviço do Senegal, começou o jogo praticamente a perder face ao golo de Bastos, logo aos oito minutos. A Briosa reagiu bem, mas os africanos souberam manter a baliza inviolada.

Em contra-ataque, os angolanos fizeram o 0-2 ainda na primeira parte, graças a um autogolo de João Real. Os estudantes nunca mais se encontraram, acusando a descompressão do final de época. O jogo deu até para o regresso de Diogo Gomes, que não jogava desde Março do ano passado.

A seleção angolana prossegue o estágio com mais um encontro na terça-feira, na Amoreira, com a Macedónia, antes de enfrentar o primeiro adversário no apuramento, o Uganda, a 3 de Junho, em Luanda. Os restantes competidores do grupo são a Libéria e o Senegal.