A Académica contratou o brasileiro Zada para as próximas três temporadas. Trata-se de um médio ofensivo, de 28 anos, natural do Rio de Janeiro, e que era figura de destaque no Santa Cruz do Recife, que disputa a segunda divisão do Brasileirão. Formado no Vasco da Gama, Zada foi considerado a revelação do campeonato carioca de 2000, mas acabou por andar cedido ao Bangu, ao Paraná, ao Botafogo e ao Fluminense.
A notícia foi confirmada pelo clube brasileiro e pelo próprio jogador. O site do Santa Cruz revelou que «Zada acertou esta manhã, durante uma reunião com a direcção, a sua saída do clube para a Académica, de Portugal», adiantando que «mesmo tendo recebido uma proposta para ficar no Santa Cruz, o jogador optou por ir para a Europa». A Académica pagou a cláusula de rescisão de rescisão de cerca de 20 mil euros.
Já ao final da tarde, o jogador deu uma conferência de imprensa a explicar a sua opção. «Foram quatro factores que me fizeram aceitar a proposta. Foi o dinheiro. Foi a hipótese de jogar na Europa e aparecer para um grande clube. Foi a idade também, porque já estou com 28 anos. E foi o contrato de três anos garantido. Vou casar-me agora e terei um salário garantido para os próximos anos», sublinhou Zada. No Brasil especula-se, de resto, que o jogador vai ganhar 13 mil euros na primeira época, 15 mil na segunda e 17 mil na terceira.