O guarda-redes Romuald Peiser é um dos reforços da Académica para a nova época. Como já aconteceu em anos anteriores, o francês é mais um a trocar a «vizinha» Figueira da Foz pela capital de distrito. Uma decisão justificada pelo guardião com as condições que veio encontrar em Coimbra.

«É difícil comparar os clubes mas penso ter dado um salto para melhor. A Naval tem seis ou sete participações na Liga, enquanto a Académica tem mais antiguidade. Eu queria um clube com boas infra-estruturas e penso ter encontrado isso aqui. Também não queria voltar para a II Divisão ou ficar numa equipa só para lutar pela manutenção e sem garantias de jogar», reconhece, admitindo ter sido contactado por emblemas franceses depois de se ter comprometido com os estudantes.

Apesar de considerar ter evoluído em termos de carreira, Peiser não vê a Académica como o maior desafio que já teve: «Cada época ou jogo é um desafio. Nunca podemos descansar ou baixar a guarda. Por isso, posso falar já em 10 anos de desafios. Para esta temporada, como nas outras, o objectivo é sempre estar bem, fazer um bom campeonato, e, a nível colectivo, jogarmos um futebol atractivo. É cedo para definir metas mas podemos prometer dar tudo dentro de campo.»

Dos colegas de sector ¿ Ricardo e Barroca -, o ex-jogador da Naval preferiu não falar muito por apenas os ter encontrado em alguns jogos e ter somente três treinos junto deles, mas, em relação ao treinador, o caso muda de figura: «Lembro-me bem do Jorge Costa como jogador. É muito conhecido em França. Penso que é bom ter como treinador alguém que foi atleta, facilita-nos um pouco a vida, porque nos percebe melhor.»

Pedrinho foi a exame

No treino matinal desta sexta-feira, a novidade residiu no regresso aos trabalhos sem limitações do brasileiro Júnior Paraíba, que não havia participado na última sessão devido ao cansaço acumulado da viagem para Portugal.

Ausente dos trabalhos esteve o lateral Pedrinho, devido a um exame na Faculdade. Vouho ainda não se apresentou, nem deverá fazê-lo no apronto agendado para a tarde.