A Académica deu início aos testes médicos da pré-época esta terça-feira mas só amanhã começarão os treinos, numa sessão aberta nos primeiros 15 minutos. Pedro Emanuel é a aposta dos estudantes para o banco, novamente com forte ligação ao Dragão.

O plantel «perdeu» 12 jogadores, mas há possibilidade de haver mais saídas, caso de Luiz Nunes, que foi dispensado dos exames e está a negociar a rescisão, apurou o Maisfutebol, tal como Gonçalo, outro central, e o avançado Carreño, que estão de malas aviadas seguindo o exemplo de Licá, que rumou ao Estoril, Vouho (AEL Limassol) ou Amessan (emprestado ao Cretéil).

Os reforços são, para já, oito: Fábio Luís (ex-Porto Alegre), Rui Miguel (ex-Kilmarnock), João Real, Marinho (ambos ex-Naval), João Dias (ex-Trofense), Cédric, Adrien (ambos ex-Sporting) e Diogo Valente (ex-Sp.Braga). No caso dos dois últimos, tratam-se de regressos depois de já terem representado a Académica na época passada por empréstimo.

Abdoulaye, igualmente cedido pelo F.C. Porto, deverá ser a próxima contratação oficializada, ocupando justamente o lugar de Luiz Nunes no eixo da defesa. Faltará assegurar ainda um lateral-esquerdo (Addy está novamente nos planos), um médio ofensivo e um ou dois extremos.

Em paralelo, alguns ex-juniores ou jogadores que estiveram no clube satélite, casos de João Nunes, Rodolfo, Issouf, Nivaldo ou Ouattara, deverão ser observados pelo técnico. Fábio Ferreira e Júlio César regressam após empréstimo ao Sp. Covilhã e Desp. Aves, respectivamente.

Nesta terça-feira, o clube aproveitou ainda para confirmar no seu site a renovação do mpréstimo de Adrien, há muito assegurado, por parte do Sporting. Cédric não cumpriu os exames por estar ao serviços dos sub-20, tal como Sissoko, que se atrasou no regresso de África.



Orlando: «Estamos preparados»

Num dia sem declarações à imprensa, a única excepção foi o capitão Orlando, que falou ao site do clube: «Estamos preparados. Vamos começar mais uma época que tenho a certeza que terá menos sobressaltos que a época passada. Espero uma época tranquila. Temos de traçar os objectivos pela manutenção. Queremos atingir isso primeiro, não passar por apuros e depois podemos pensar em algo mais. Primeiro a manutenção e depois logo veremos o desenrolar do campeonato.»

O defesa aproveitou ainda para dar as boas-vindas aos colegas, prometendo especial atenção aos novos jogadores do clube: «Acolhemos bem quem chega de novo e este ano não será excepção. Os novos atletas vão sentir-se bem, ter todo o apoio possível e não vão ter problemas na adaptação. A união será fundamental. Se uma empresa não for unida não funciona bem e num clube é igual. Tem de existir união e entreajuda.»

[Artigo actualizado]