A Académica voltou aos treinos na manhã desta terça-feira depois da habitual folga semanal. O técnico André Villas Boas pôde contar com a quase totalidade dos jogadores disponíveis, com excepção para o capitão Orlando que, devido a um traumatismo sofrido no jogo com o Benfica, não se apresentou no relvado.
Os estudantes começaram a preparar a recepção ao Leixões, mais um jogo muito importante para cimentar a recuperação classificativa atendendo a que o adversário é um concorrente directo na fuga à despromoção. Para esse encontro, Bruno Amaro e Ricardo são as baixas confirmadas por se encontrarem ainda em recuperação de lesões mais melindrosas.

À margem da preparação, Miguel Pedro recusou-se a comentar a possibilidade de rumar ao Chipre, em Janeiro, para representar o Anorthosis Famagusta alegando que quaisquer declarações poderiam prejudicar o processo. Apesar das notícias vindas a público na imprensa da Ilha, dando conta que o jogador já teria acertado um contrato de três épocas e meia a troco de 200 mil euros para a Académica, o clube de Coimbra continua a não dar a transferência por consumada.