O lateral-esquerdo Rogério Matias (ex-Standard de Liège) começou a treinar-se nesta terça-feira com o plantel da Académica e está a um pequeno passo de assinar contrato com a Briosa, em princípio, até final da temporada, regressando, desta forma, ao clube que representou na época de 1995/96.
Embora a versão oficial seja a de que o jogador, actualmente desempregado, está apenas a manter a forma junto do plantel, a verdade é que o interesse dos «estudantes» já vem de trás e tudo aponta para que Domingos Paciência possa garantir o seu primeiro reforço para Janeiro.
O próprio jogador, em declarações ao Maisfutebol, confirmou a iminência do acordo: «Neste momento, só estou à espera de falar com o presidente. Também tenho uma proposta do estrangeiro, mas dou prioridade ao meu país e vejo com muito bons olhos esta possibilidade da Académica, que é um clube que já conheço e onde deixei amigos.»
Restará apenas saber se o lateral, de 33 anos, será inscrito de imediato, já que está actualmente sem clube, ou apenas na reabertura do mercado. Tudo dependerá da avaliação que Domingos Paciência irá fazer da sua condição física e da premência em tê-lo disponível para actuar numa posição que tem sido preenchida com o recurso à adaptação de Pedro Costa.
Além de Rogério Matias, o técnico da Briosa deverá receber ainda, como é sabido, outro lateral-direito, Pedrinho, jogador adquirido pela Académica no último defeso, mas que tem jogado pelo Varzim a título de empréstimo. Depois disso, faltará apenas contratar um ponta-de-lança, sendo que neste particular o emblema de Coimbra estará particularmente atento à lista de dispensas dos «grandes», apontando baterias nomeadamente a Edgar, do F.C. Porto.
No capítulo das saídas, além de Nestor Alvarez, também Sarmento e Vítor Vinha, tal como o Maisfutebol avançou, deverão ser emprestados a clubes dos escalões secundários.