O plantel da Académica retomou esta tarde os treinos depois da folga do último domingo e com uma novidade: o regresso aos trabalhos sem limitações de Sarmento, recuperado de um golpe num dedo do pé direito, sofrido há 15 dias, ao serviço do Tourizense, clube-satélite dos «estudantes». O médio deverá estar, assim, à disposição de Manuel Machado para o jogo do próximo fim-de-semana, frente ao U. Leiria.
Danilo, que já não defrontou o Oliveira do Bairro no passado sábado, continua afastado do grupo, e fez trabalho de reforço muscular no ginásio, mas poderá ser opção para o encontro da 23ª jornada, assim como Nuno Luís, também poupado à sessão por uma questão de gestão de esforço.
Quando o treino começou, a ausência de Dame levou a crer que o avançado da Briosa estaria também a contas com algum problema físico, mas a chegada apressada de um Alfa Romeu - o tal vendido pelo vice-presidente auto-suspenso Luís Godinho - desfez as dúvidas: o jovem senegalês esquecera-se de acertar o relógio com o horário de Verão e acabou por entrar no relvado15 minutos atrasado, para cumprir o preparo sem limitações.
Tudo aponta para que a Académica possa defrontar os rivais da zona centro quase na máxima força - Hélder Barbosa e Pavlovic, a recuperar de intervenções cirúrgicas, dificilmente jogarão ainda esta época - , embora com uma baixa de peso, motivada pelo castigo do «trinco» Alexandre.
Nos «particulares» com o Tourizense e o Oliveira do Bairro, o substituto eleito foi Paulo Sérgio, levando ao «desvio» de Kaká para a lateral-direita. Mas há outros cenários possíveis, como a aposta em Nuno Piloto para o lugar deixado vago ou até o regresso de Nuno Luís ao lado direito da defesa, mantendo-se Paulo Sérgio no sector intermediário.
História e cidadania de mãos dadas antes do treino desta terça-feira
Esta terça-feira, pelas 11h, o grupo de trabalho da Académica vai fazer uma visita ao Museu Académico da Universidade de Coimbra, onde terá oportunidade de treinar os seus conhecimentos de História, mormente na área do Desporto.
Mais tarde, o plantel liderado por Manuel Machado dará uma saltada até à Quinta da Conraria, a convite da Associação de Paralisia Cerebral de Coimbra, para uma iniciativa de carácter social e actividades ao ar livre.
Depois da História e da cidadania, o dia terminará com o habitual treino, agendado para as 17 horas, na Academia Briosa XXI, no Bolão.