A Académica está a envidar esforços no sentido de garantir a renovação do guarda-redes Ricardo. Elemento a quem sempre foi reconhecido valor e potencial para se afirmar na Liga pelos sucessivos treinadores que passaram nos últimos anos por Coimbra, a verdade é que o guardião, à excepção da época de 2009/10, poucas oportunidades teve de jogar com regularidade.

É natural que, face ao passado recente, o jogador, em final de contrato, esteja a equacionar a saída do clube, ainda para mais depois da renovação de Peiser até 2014. Os responsáveis estudantis, no entanto, há muito lhe fizeram chegar uma proposta para prolongar o vínculo por mais três épocas, mas a passagem do acordo ao papel tem-se arrastado, sobretudo devido às eleições e à indefinição quanto ao nome do sucessor de Ulisses Morais.

Agora, com essa segunda questão praticamente arrumada, o cenário alterou-se. O Maisfutebol sabe que Pedro Emanuel conta com Ricardo, depois de ter recolhido boas informações junto de André Villas Boas, o técnico que mais apostou nas qualidades do guardião desde que chegou a Coimbra, em 2007.

Nesse sentido, devem surgir novidades quanto ao futuro do jogador muito em breve. A vontade da Académica, depois de ter «perdido» Sougou (Cluj), Pedrinho (Lorient), Nuno Coelho e Miguel Fidalgo, entre aqueles dos quais prescindiu (Barroca, Pedro Costa, Amoreirinha), é manter o guarda-redes, que terá, naturalmente, a última palavra.

Pedro Emanuel apresentado para a semana

Quanto a Pedro Emanuel, não será apresentado antes de segunda-feira, depois de ultrapassados os últimos detalhes do ingresso do jovem treinador na Briosa. A entrada de Nuno Espírito Santo na equipa técnica parece não se confirmar, uma vez que Miguel Ferreira, ex-Boavista, deverá assumir a preparação dos guarda-redes.



A equipa completa-se com Filipe Gouveia, também ex-boavisteiro, João Brandão, oriundo dos escalões de formação do F.C. Porto, e Virgílio Fernandes, que transita do grupo anterior, liderado por Ulisses Morais.