*por Rui Marques Simões

Os adeptos da Académica despediram-se dos jogadores com alguns aplausos e gritos de apoio, para quem tinha deixado tudo em campo, na última «final», para evitar a despromoção. Mas, à saída do estádio, cerca de uma centena não escondeu a insatisfação com a confirmação da queda na II Liga.

Ouviram-se insultos, críticas ao treinador Filipe Gouveia, e intensos pedidos de demissão do presidente do emblema conimbricense, José Eduardo Simões. «Demissão! Demissão!» foi a palavra de ordem, à saída da equipa, sob fortes medidas de segurança.

De resto, os rostos da contestação dos apoiantes da Briosa não deram a cara na hora da descida. Nem Filipe Gouveia nem José Eduardo Simões compareceram na sala de imprensa do Estádio Cidade de Coimbra, após o empate com o Sp. Braga (0-0) que confirmou a descida à II Liga, 14 anos depois. Miguel Pinto, adjunto de Gouveia (que está suspenso preventivamente pela Liga), lamentou a falta de sorte da equipa, mas reconheceu que lhe faltou «atitude e qualidade» ao longo da época.