Makelele assinou por duas épocas com a Académica, confirmou esta terça-feira o Maisfutebol. O médio brasileiro, de 27 anos, chega a Coimbra a custo zero, ele que era um jogador livre.
A última equipa que representou foi o ABC de Natal, da segunda divisão brasileira, clube com o qual rescindiu contrato em maio por ordenados em atraso.
Antes do ABC de Natal, o jogador representou, no início da carreira, o Palmeiras, o Grémio e o Coritiba. O negócio ficou selado há cerca de uma semana, mas foi mantido em segredo.
O brasileiro esteve, previamente, em negociações V. Guimarães, mas não chegou a acordo com os minhotos. Entrou então em cena a Académica, que foi mais eficaz e alcançou uma plataforma de entendimento. A possibilidade de jogar a Liga Europa foi determinante para convencê-lo.
Entretanto, o jogador tem uma audiência em tribunal marcada para dia 28, relacionada ainda com a desvinculação do ABC, pelo que poderá faltar à apresentação da equipa, agendada para o dia anterior. No entanto, estão a ser envidados esforços para que possa contornar a questão e estar presente no arranque dos trabalhos da Briosa.
Com Makelele, sobem para seis os jogadores já garantidos pelos estudantes para a nova época, depois de Bruno China (ex-Rio Ave), Afonso, Cleiton (ambos ex-Corinthians Alagoano), Marcos Paulo e Ogu, que aguardam pela desvinculação à U. Leiria para assinarem.