Beto Acosta está em Portugal para participar na despedida de Iordanov, antigo companheiro no Sporting. No Estoril Open, a presença do «matador» foi aproveitada para uma análise ao novo avançado do Benfica, Nicolas Gaitán, e ainda de Di María.

«Zurda maravilla» a caminho da Luz

«No Boca Juniors, o Gaitán joga na frente com o Palermo, é um avançado centro, mas tanto pode jogar na esquerda como na direita», disse Acosta. «É rápido, com bom drible, e também gosta de finalizar, é um jogador muito interessante, é jovem e no Boca esteve muito bem», considerou o argentino, campeão pelos leões em 1999/00.

Sobre se a adaptação de Gaitán será fácil, Beto costa explica que «tudo depende do jogador, da personalidade que tem», mas afirma que «o Boca tem muita pressão porque é um grande clube». Ou seja, não será por aí que o avançado contratado por 8,4 milhões de euros estranhará jogar nos encarnados. «Ceio que se se adaptar rapidamente não vai ter problemas para jogar no Benfica», concluiu acerca de Gaitán.

Acosta também falou dos outros compatriotas do Benfica. Começou por Di María que «está apontado para ser uma das grandes estrelas» da Argentina no Mundial, até porque «está a fazer uma grande época, e o Diego Maradona já disse que ele vai ser titular». No entanto, o antigo ponta-de-lança do Sporting recorda que «a Argentina tem uma grande equipa, grandes futebolistas, mas não o demonstrou ainda».

Se Di María sair, Acosta não ficará surpreendido: «Fez uma grande época e há muitos clubes que o querem. É bom que se assegure o futuro do jogador e creio que pode sair.»

Maradona treinador é Deus?

Pablo Aimar e Saviola também entraram na conversa tendo em vista o Mundial. «Diego [Maradona] tem-nos referenciados, o Aimar esteve na qualificação, mas a Argentina tem muitos jogadores do mesmo nível de Aimar e Saviola», analisou Acosta, que afirma ter de se esperar pela última convocatória do seleccionador argentino.

E como vê Acosta Maradona no banco? Também é Deus, como foi como jogador? «Não creio, uma coisa é estar dentro de campo, outra fora dele. Esperemos que Messi seja o Maradona de 86», rematou, para depois concluir que «Portugal e Argentina são grandes equipas e podem lutar pelos quatro primeiros lugares» no Campeonato do Mundo.