Chama-se «Football Club United of Manchester» e é o novo clube formado por adeptos dissidentes do Manchester United, fãs que decidiram afastar-se em protesto contra Malcolm Glazer, o milionário norte-americano que adquiriu o todo-poderoso ManUtd. O FC United já encontrou um campeonato por onde começar e procura agora treinadores e jogadores.
O processo é liderado por um grupo de adeptos, que criou um site onde os interessados podem associar-se à ideia e contribuir com donativos. A comissão instaladora promete fazer todos os esforços para ter o clube pronto a competir no início da época 2005/06.
O primeiro passo foi encontrar um nome. Lançado o desafio aos adeptos, foi feita a escolha após «votação democrática», garantem os promotores da iniciativa. «O número de pessoas que manifestou apoio ao Football Club United of Manchester já ultrapassou 2600 e cresce todos os dias», acrescenta o último comunicado divulgado no site www.fc-utd.co.uk.
No passo seguinte, esta segunda-feira o clube foi admitido numa liga regional, a Nort West Counties League, onde irá disputar a segunda divisão. O campo também já está encontrado: é o Butcher¿s Arms Ground, casa do Droylsden FC. O dono do clube, adepto do Manchester United, está pronto para ajudar como puder.
«Fiz tudo o que posso e parece que vão jogar no nosso campo. É difícil dizer como vai correr. Os adeptos sentem que têm de fazer alguma coisa para contra-atacar Glazer e isto pode funcionar. É uma tomada de posição, e merecem todo o crédito», afirma Dave Pace à BBC, falando do alto da sua experiência de dirigente: «É difícil gerir um clube e eles vão perceber isso, mas eles estão determinados e parecem ter alguns apoios, por isso boa sorte para eles.»
Pace conta ainda que ele próprio já entrevistou alguns treinadores e deu «algumas dicas» aos adeptos, «porque eles não estão familiarizados com a realidade dos regionais». E vai mais longe: «Se eles tiverem problemas para conseguir jogadores também posso emprestar-lhes alguns dos meus.»
Segundo a BBC, o FC United está agora a entrevistar treinadores e espera lançar provas de captação para jogadores a 26 de Junho.