Pedro Emanuel deixou de ser treinador da Académica no final da derrota em Barcelos, frente ao Gil Vicente (2-1). Contudo, para os adeptos da Briosa que se deslocaram ao reduto gilista, a cisão com o técnico foi efetivada ainda antes do apito final de João Ferreira, mal a derrota assumiu contornos de cenário inevitável.

Pedro Emanuel demitido da Académica

Depois de estar a vencer ao intervalo por 1-0, a Académica permitiu que o Gil desse a volta no segundo tempo. A claque organizada da Briosa, a «Mancha Negra», esperou mais uns minutos para ver a reação dos jogadores. Quando pressentiu que o marcador não iria virar novamente mostrou a primeira tarja.

«Pedro Emanuel, o Gil Vicente também não é do nosso campeonato?». Era a pergunta que ficava no ar, embora ofuscada pelos cânticos habituais, mas virados para o banco de suplentes: «Vocês são uma vergonha!».

O jogo seguiu e, depois, uma segunda tarja tornava o divórcio inevitável: «Obrigado e Adeus».

No final do jogo, já depois de confirmada a saída do técnico, alguns adeptos da Académica esperaram pela saída do autocarro e saudaram os jogadores. «Força rapazes», cantaram.

A Académica tem 21 pontos e partilha o penúltimo lugar da Liga com Moreirense e Olhanense, que mais logo defronta o Benfica.