O primeiro, e talvez único, reforço de Inverno do Barcelona foi apresentado nesta sexta-feira. Ibrahim Afellay foi contratado ao PSV Eindhoven, assinou contrato até 2015, com cláusula de rescisão de cem milhões de euros e, na hora de falar como futebolista «culé» recordou os antepassados holandeses em Camp Nou e revelou que está a cumprir um sonho.

«Estou muito contente, o Barça é mais do que um clube», disse, aludindo ao lema dos catalães. O holandês prosseguiu e confessou que «como qualquer outro futebolista do mundo, tinha o sonho, desde pequeno, de ser jogador do Barcelona».

Afellay explicou que a decisão foi tomada num ápice: «Quando me disseram que era o Barça que estava interessado em mim, disse para fecharem o negócio rapidamente.»

Na análise à equipa, considerou os catalães uma formação com «futebol rápido e de muito alto nível, com muito bons jogadores».

Ibrahim Afellay continua a tradição de os «culés» contratarem holandeses. Cruijff é ícone máximo, mas depois do treinador que levou o clube à primeira Taça dos Campeões Europeus já passaram por Camp Nou muitos outros.

«Os holandeses são sempre bem-vindos ao Barça, como Kluivert ou Cocu», disse o médio ex-PSV. «Eles próprios me disseram que este era o melhor clube do mundo», concluiu Afellay.