Afonso Alves foi um verdadeiro pesadelo para o V. Setúbal, no desaire diante dos holandeses do Heerenveen (0-3) no Estádio de Alvalade. O avançado brasileiro, de 25 anos, marcou dois golos, em dois livres em tudo quase idênticos, e espera, assim, acelerar o seu processo de adaptação à Holanda, onde acaba de chegar depois de quatro anos na Suécia.
«Foram golos importantes, marcámos três no segundo tempo que deixam tudo mais fácil para o próximo jogo. A primeira parte foi mais difícil, eles conseguiram pressionar-nos e estiveram perto de marcar, mas, ao intervalo, conversámos, e conseguimos equilibrar», começou por destacar.
Na segunda parte, o avançado brasileiro deu vantagem aos holandeses com duas «bombas» imparáveis. «Tenho treinado muito a marcação de faltas. Foi tudo natural, como nos treinos. No Malmoe (Suécia) também já tinha marcado golos assim», contou.
Apesar do momento feliz, Afonso Alves passa por um período difícil na Holanda. Depois de quatro anos no frio da Suécia, onde chegou a ser campeão com a camisola do Malmoe, o avançado transferiu-se esta temporada para o Heerenveen. Na Suécia já não tinha sido fácil, mas ao fim de quatro anos já dominava facilmente a língua local. Agora começa tudo outra vez, para aprender o holandês e, assim, acelerar a adaptação. «Se jogasse em Portugal não tinha estes problemas com as línguas como estou a ter na Holanda, mas isso passa», contou confiante.

A verdade é que o futebol não tem uma lingua oficial e, mesmo sem dominar o holandês, Afonso Alves já conta com três golos em três jogos no campeonato holandês.