Esta sexta-feira, em Portugal, fazem-se ainda os últimos «testes» de pré-temporada, mas lá por fora a bola já começa a rolar a sério, com destaque para o primeiro jogo da nova época do Champioship e também para a disputa da Supertaça dos Países Baixos, num dia de descanso no Mundial feminino.

Nas modalidades, será dia para acompanhar a prestação de João Almeida na última etapa da Volta a Polónia, ainda com possibilidades de chegar ao primeiro lugar, e também para os primeiros ensaios de Miguel Oliveira para o Grande Prémio da Grã-Bretanha em MotoGP.

Começamos pela preparação das equipas portuguesas, num dia em que o Sporting viaja para Liverpool, onde, no sábado, vai defrontar o Everton, com destaque para o jogo de apresentação do Desportivo de Chaves frente ao Famalicão (19h30), na disputa do Troféu Emílio Macedo. Além do novo plantel, os transmontanos vão também apresentar a nova mascote no Estádio Municipal Engenheiro Manuel Branco Teixeira.

Lá por fora, arranca o Championship com um embate entre dois históricos, com o Sheffield Wednesday a receber o Southampton às 20h00.

Uma hora antes, começa também a Supertaça dos Países Baixos com o campeão Feyenoord a defrontar o PSV Eindhoven, vencedor da Taça, na luta pelo primeiro título da nova temporada.

Vamos também acompanhar a última etapa da Volta à Polónia, com João Almeida a partir a milésimas de segundo do líder Matej Mohoric. Uma etapa de 166,6 quilómetros que vai ligar Zabrze a Cracóvia e que pode ficar decida nas bonificações de tempo nos sprints intermédios, num dia com chegada ao sprint em perspetiva.

Antes disso, Miguel Oliveira vai fazer, entre as 10h45 e 15h00, os primeiros treinos livres para o Grande Prémio da Grã-Bretanha, no circuito de Silverstone.

Os jogos que pode ver esta sexta-feira

Jogo de pré-época:

Paços de Ferreira - Boavista, 10:00.

Paços de Ferreira - Marco 09, 17:00.

Fafe - Nacional, 19:30.

Desportivo de Chaves - Famalicão, 19:30 (apresentação aos sócios).

Championship (1.ª jornada):

Sheffield Wednesday-Southampton, 20h00

Supertaça dos Países Baixos:

Feyenoord-PSV Eindhoven, 19h00