O Ajax despediu o treinador Danny Blind, dois dias depois da conquista da Taça da Holanda frente ao PSV Eindhoven. O clube considerou que, sob o comando de Blind, a equipa não esteve à altura das expectativas.
Blind assumiu o comando do Ajax em Fevereiro de 2005, sucedendo na altura a Ronald Koeman, que viria depois a treinar o Benfica e vai agora para o rival PSV Eindhoven, bicampeão da Holanda.
Esta época o Ajax terminou o campeonato em quarto lugar, tendo ainda assim garantido a presença na pré-eliminatória da Liga dos Campeões num «play-off» final. Não foi suficiente para segurar Blind, antiga glória do Ajax que estava na formação do clube desde 2003 e que na primeira época como treinador principal tinha chegado à Liga dos Campeões e ganho a Supertaça da Holanda.
«A primeira equipa do Ajax não atingiu o principal objectivo - lutar efectivamente pelo título. A primeira equipa do Ajax não jogou o futebol que desejávamos, nomeadamente num estilo atraente, atacante e dominador», lê-se no comunicado divulgado pelo clube.