Os egípcios do Al Ahly conquistaram hoje pela oitava vez no seu historial a Liga dos Campeões africanos de futebol, ao vencerem na receção aos sul-africanos dos Orlando Pirates por 2-0, após o empate 1-1 na primeira mão.

Mohammed Aboutrika, aos 54 minutos, e Abdul Zaher, aos 78, assinaram os tentos do Al Ahly, que já tinha vencido a competição em 1982, 1987, 2001, 2005, 2006, 2008 e 2012, quatro delas sob o comando do português Manuel José.

Futebol de volta ao Cairo: perceba a importância deste jogo para o país dos faraós

Em Joanesburgo, no dia 02 de novembro, as duas equipas tinham empatado, com um golo de Aboutrika, para os egípcios, e de Thabo Matbala para os sul-africanos.

O jogo decorreu sob fortes medidas de segurança, mas ainda assim houve confrontos entre adeptos e polícia antes do encontro, com as autoridades a recorrerem ao uso de gás pimenta para controlar a situação. A multidão dirigia-se para o estádio a atirar pedras e garrafas e tentava forçar a entrada no recinto, apesar de muitos adeptos não terem bilhete.

Este foi o maior jogo de futebol no país (com cerca de 20 mil adeptos) após o motim de Port Said, que fez 74 mortos em 2012 num jogo do Al Ahly, na altura treinado por Manuel José.