A Assembleia Geral da Liga aprovou esta quinta-feira o alargamento da Liga e da Honra a 18 clubes, faltando agora a decisão ser ratificada pela Federação para se tornar efetiva. Carlos Pereira, vice presidente da Assembleia Geral da Liga, comunicou depois os parâmetros aprovados.

Será disputada numa eliminatória, a duas mãos, alternando a posição de visitado e visitante, entre os 15º e 16º classificados da Liga Zon Sagres da presente época e os 4º e 3º classificados da Liga Orangina. Os dois primeiros classificados da Liga Orangina mantêm-se promovidos automaticamente.

À Liga Orangina sobem os três primeiros classificados das Séries Norte, Centro e Sul do Campeonato Nacional da 2.ª Divisão, em vez dos dois que estavam previstos. A partir da época 2012/2013 serão despromovidos três clubes à Liga Orangina, procedendo-se igualmente à subida de três equipas ao primeiro escalão do futebol português.

Carlos Pereira prevê um aumento das receitas com a criação da liguilha e do aumento de clubes nos dois campeonatos profissionais.

«O alargamento com liguilha é o primeiro passo para o aumento das receitas dos clubes profissionais em cerca de 4 milhões de euros, que será seguido pela continuação imediata do trabalho da maximização das receitas com a centralização na Liga dos direitos de transmissão televisiva», referiu em comunicado o vice-presidente da assembleia da liga.