O campeonato alemão encerrou este sábado. Já com o título entregue ao Borussia Dortmund, os jogos realizaram-se todos à mesma hora e permitiram o acerto definitivo da classificação. Com o título atribuído e os postos europeus definidos, jogava-se pelo segundo lugar e, no fundo da tabela, Wolfsburgo, Borussia Monchengladbach e Eintracht Frankfurt tentavam escapar aos dois lugares de despromoção, uma vez que o St. Pauli já tinha destino traçado.

Acabou por rir no fim o Wolfsburgo. A equipa, que há dois anos festejava o título alemão, ganhou em Hoffenheim, por 1-3, depois de, inclusive, ter estado a perder e garantiu a permanência. Mandzukic, por duas vezes, e Grafite, foram os heróis da tarde.

O penúltimo lugar acabou por ficar para a formação de Frankfurt, que perdeu em Dortmund, na festa do título, por 3-1. Curiosamente, também esteve a vencer, com um golo de Rode no reatamento, mas um bis do paraguaio Lucas Barrios e um autogolo de Russ, atiraram com o Eintracht para a II Divisão.

Junto a ele segue o Borussia Monchengladbach que não foi além de um empate a um golo no terreno do Hamburgo depois de, registe-se, ter estado também a vencer. As voltas e reviravoltas desta tarde futebolística na Alemanha acabaram, assim, por favorecer o Wolfsburgo.

Quanto ao segundo lugar, que vale o apuramento directo para a Liga dos Campeões,o Bayer Leverkusen confirmou o favoritismo. Apenas precisava de um ponto, mas venceu o Friburgo, por 1-0, de nada valendo o triunfo do Bayern Munique sobre o Estugarda, por 3-1.

Nos restantes jogos, destaque para os portugueses em acção. Petit foi titular no triunfo do Colónia sobre o Schalke 04, por 2-1. Apesar de ter chegado às meias-finais da Champions, o Schalke termina o campeonato dois lugares acima da linha de água. O Hannover de Sérgio Pinto (também jogou de início) já tinha confirmado o quarto lugar e respectivo apuramento para a Liga Europa, mas não deixou os créditos por mãos alheias e bateu o Nuremberga, por 3-1.

Assim sendo, o Dortmund e o Leverkusen vão jogar a próxima edição da Liga dos Campeões. O Bayern Munique, terceiro classificado, também pode lá chegar se passar as pré-eliminatórias. Para a Liga Europa, via campeonato, seguem Hannover e Mainz.

Confira a CLASSIFICAÇÃO final

Resultados 34ª jornada:

Colónia-Schalke 04, 2-1

(Novakovic, 25; Jajalo, 60) (Raúl, 87)

Kaiserslautern-Werder Bremen, 3-2

(Nemec, 7; Rodnei, 9; Lakic, 30) (Frings, 43; Arnautovic, 55)

Friburgo-Bayer Leverkusen, 0-1

(Makiadi, pb, 45)

Bayern Munique-Estugarda, 2-1

(Mario Gómez, 37; Schweinsteiger, 71) (Okaski, 24)

Hoffenheim-Wolfsburgo, 1-3

(Roberto Firmino, 49) (Mandzukic, 60 e 73; Grafite, 78)

Borussia Dortmund-Eintracht Frankfurt, 3-1

(Lucas Barrios, 68 e 90; Russ, pb, 72) (Rode, 46)

Hamburgo-Borussia Monchengladbach, 1-1

(Bem-Hatira, 71) (Arango, 42)

Hannover-Nuremberga, 3-1

(Haggui, 30; Rausch, 61; Ya Konan, gp, 78) (Wiebmeier, 35)

Mainz-St. Pauli, 2-1

(Schurrle, gp, 58; Allagui, 82) (Lehmann, 42)