Foi um sábado louco na última jornada da Bundesliga, sobretudo por causa das decisões que estavam em aberto: a luta pela Liga Europa e a fuga à despromoção.
 
O Bayern, recorde-se, estava seguro no primeiro lugar, o Wolfsburgo no segundo posto e o Borussia Monchengladbach no terceiro (os três com entrada direta na Champions), Já o Bayer Leverkusen estava garantido no quarto lugar e na pré-eliminatória da Champions.
 
Ora por isso olhava-se para o fundo da classificação, na qual a quinze minutos do fim o Estugarda estava condenado à descida: jogava no terreno do último, o Paderborn, e começou a perder logo aos quatro minutos.
 
Daniel Didavi ainda empatou, aos 36 minutos, mas aquele resultado não chegava. Até que Daniel Ginczek fez o 2-1 final aos 72 minutos e garantiu a permanência do Estugarda.
 
Com isso atirou para a segunda liga com o Paderborn e com Friburgo. Refira-se que o Friburgo jogava no terreno do Hannover, que sem João Pereira jogava também pela permanência. Venceu por 2-1 e garantiu desde logo um lugar na Bundesliga.
 
Dizia-se por isso que a vitória do Estugarda atirou o Paderborn e o Friburgo para a segunda, mas sobretudo atirou o histórico Hamburgo para o antepenúltimo lugar, que obriga a equipa a jogar o play-off de permanência com o terceiro classificado da II Liga.
 
O Hamburgo que, refira-se, até cumpriu a parte dele: venceu o Schalke 04 em casa por 2-0, com golos de Ivica Olic e Rajkovic.
 
Feitas as contas, portanto, o Estugarda e o Hannover ganharam e garantiram a permanência, o Hertha Berlim perdeu com o Heffenheim e também garantiu a permanência. Já o Friburgo e Paderborn perderam e descem, enquanto o Hamburgo ganhou, mas vai disputar o play-off de permanência.

Confira a classificação final da Bundesliga
 
Igualmente emocionante foi a luta por uma qualificação europeia. No final sorriram o Augsburgo e o Borussia Dortmund, para desespero de Werder Bremen e Hoffenheim.
 
O Augsburgo venceu por 3-1 no terreno do Borussia Monchengladbach, ultrapassou o Schalke 04 e garantiu a entrada direta na Liga Europa, relegando a equipa de Gelsenkirchen para as pré-eliminatórias da competição europeia.
 
Ora o Schalke 04 terá a companhia do Borussia Dortmund, que venceu em casa o Werder Bremen por 3-2 e garantiu o sétimo posto: o sétimo posto, refira-se, que não daria lugar de acesso à Liga Europa, mas como o Borussia Dortmund está na final da Taça, garante a pré-eliminatória da competição europeia: se vencer a final da Taça, vai por aí, se não vencer, o triunfo do Wolfsburgo abre lugar ao sétimo classificado, que é o Borussia.
 
Refira-se já agora que o Wolfsburgo empatou no terreno do Colónia (2-2), num jogo em que Vieirinha jogou os noventa minutos. Já o campeão Bayern Munique despediu-se do campeonato com um triunfo por 2-0 sobre o Mainz.