Jurgen Klopp despediu-se neste sábado do Borussia Dortmund. A equipa venceu o Werder Bremen (3-2) e garantiu desta forma a qualificação para a próxima edição da Liga Europa, graças ao 7º lugar na Bundesliga e à presença na final da Taça da Alemanha.

Esse será o futuro do Borussia mas terminou neste dia uma emocionante ligação entre treinador e clube. Klopp admitiu isso mesmo na conferência de imprensa que se seguiu ao encontro. «Esta foi uma das melhores histórias que o futebol já teve.»

A coreografia espetacular que os adeptos apresentaram no início da partida demonstra isso mesmo.
 
O técnico, ainda sem clube para a próxima época, começou por elogiar o desempenho dos seus jogadores. «Fizeram um grande jogo e foi uma exibição excitante, que encerra da melhor forma a nossa época. Foi uma vitória merecida.»

Houve futebol, é certo, mas tudo todos os focos apontaram para Jurgen Klopp. Para ele e Sebastian Kehl, que fez o seu último jogo.
 

O treinador não defraudou as expetativas e fez questão de se despedir dos adeptos ao seu melhor estilo. «Estou em paz com todos. Não foi fácil e tive lágrimas nos olhos. Amo este estádio e as cenas depois do jogo foram fantásticas. Os adeptos foram soberbos.»
 






Jurgen Klopp agradeceu aos adeptos mas não só: também fez uma vénia e tirou o chapéu aos seus jogadores. Com classe.
 

E agora? Antes de mais, o treinador espera regressar ao estádio do Borussia para assistir ao encontro nas bancadas. «Gostava de ver um jogo neste estádio de forma mais tranquila.»

Por fim, procurando encontrar pistas sobre o futuro, um jornalista perguntou a Jurgen Klopp se sabia algumas palavras na língua espanhola. Ele respondeu que sim, que sabia dizer algo. Imagina o quê? «Uma cerveja, por favor.»