Foi há quase um ano. Na fase de Grupos da Taça UEFA, num jogo realizado na Holanda, o modesto e na altura pouco conhecido AZ Alkmaar venceu o Glasgow Rangers. De um lado estava Co Adriaanse, do outro Alex McLeish. No final da partida, o treinador escocês fez uma afirmação que chegou a Portugal traduzida como qualquer coisa do género se voltar a jogar com Co Adriaanse já sei como ganhar.
Ora os caprichos do sorteio quiseram que os dois se voltassem a encontrar, agora na Liga dos Campeões. Alex McLeish ainda no Glasgow Rangers, Co Adriaanse no F.C. Porto. A pergunta não podia por isso faltar. Ainda sabe como ganhar a Co Adriaanse? «Eu não disse que sei como ganhar-lhe», respondeu. «Disse sim que sei como as suas equipas jogam, como se movimentam, como atacam, como defendem, mas isso não quer dizer que saiba como ganhar-lhe. O futebol não é uma ciência exacta».
O técnico do Glasgow Rangers tratou logo, de resto, de contornar o assunto. «Isto não é entre mim e Co Adriaanse. O nosso desafio é diferente. Isto é entre onze jogadores que vão jogar contra outros onze e eles é que vão decidir o resultado. O futebol é feito de confrontos individuais e depende sempre da improvisação, da inspiração e do suor dos atletas. Eles é que vão decidir o resultado final. Muito mais do que os treinadores».