O avançado Alexander Frei, melhor marcador da seleção suíça de todos os tempos, vai terminar a carreira no final da presente temporada, anunciou esta quinta-feira o Basileia, adversário do Sporting na fase de grupos da Liga Europa.
O experiente avançado, de 33 anos, acumulou 42 golos em 84 internacionalizações, entre 2001 e abril de 2011, altura em que colocou um ponto final no seu trajeto na seleção helvética, da qual foi capitão.
Na Suíça, Alexander Frei representa atualmenteno FC Basileia, mas também vestiu as camisolas do FC Thun, Lucerna e Servette. No estrangeiro, jogou pelos franceses do Rennes, três épocas e meia, e pelos alemães do Borussia Dortmund, outras três temporadas.
No atual clube, Frei conquistou três títulos consecutivos desde 2009 e, na última temporada, esteve em destaque na fase de grupos da Liga dos Campeões, ajudando a equipa a ser segunda classificada, no mesmo grupo do Benfica, que foi primeiro, e a surpreender o favorito Manchester United, que acabaria eliminado, atrás dos suíços.
Frei marcou dois dos três golos do empate do Basileia em Old Trafford (3-3) e voltou a marcar mais um no triunfo sobre a equipa de Alex Ferguson em casa (2-1).
O Basileia recebe o Sporting na próxima quinta-feira, na penúltima jornada da fase de grupos, num jogo em que a equipa de Francky Vercauteren está obrigada a vencer.