De quem tem inveja Alexander Mostovoi? De Dmitri Alenitchev. Diz Mostovoi que o ex-jogador do F.C. Porto, que agora rumou ao Spartak de Moscovo, tem mais sorte na vida.
Com 36 anos, Mostovoi, que agora actua no Celta de Vigo, está em tempo de fazer balanços e vai dizendo que o azar foi o seu maior inimigo. «Fui infeliz. Comecei cedo e aos 17 anos já era um dos principais jogadores do Spartak de Moscovo. Ganhei dois títulos russos e ganhei um título europeu de sub-23. Depois, mudei-me para Portugal e também joguei em França e Espanha, mas o azar tem-me perseguido desde aí», queixou-se Mostovoi, em declarações ao jornal Sovietsky Sport. «Agora, olhando para trás, não penso que tenha ganho alguma coisa que valesse a pena na minha carreira.»
Entre as conclusões, Mostovoi teve tempo para olhar para Alenitchev. «Olhem para o Dimka Alenitchev, ele nunca ganhou nada na vida, depois aparece como substituto, marca um golo e ganha a Liga dos Campeões», lembrou o ex-jogador do Benfica, que já pensa em terminar a carreira. «Se ao menos conseguisse ter essa sorte¿»
Sobre o facto de ter sido dispensado pelo seleccionador russo às portas do Euro 2004, depois de o ter criticado, Mostovoi confessou-se magoado. «Foi o meu último torneio como internacional e não merecia uma despedida tão insultuosa», disse, considerando que o técnico Georgy Yartsev tem «uma mentalidade ao estilo soviético».