A UD Leiria está a ser investigada e em causa estão suspeitas de lavagem de dinheiro proveniente de crime organizado da Rússia, com passagem por um país do Báltico, investido de seguida no clube do Lis, configurando eventuais crimes de branqueamento de capitais, falsificação de documentos, fraude fiscal e eventualmente associação criminosa.

O presidente do clube, Alexander Tolstikov, deu uma entrevista ao projeto «Isto é outro Futebol», em novembro de 2015, na qual referiu o que pretende do clube e o que o levou a escolher o UD Leiria para investir.

«Decidimos investir no União de Leiria porque é um clube com uma história muito rica em Portugal e isso para nós é que é muito importante», afirmou.

«Queremos devolver à cidade de Leiria, o futebol ao mais alto nível e estamos convictos que temos todas as condições para conseguir isso. Estamos todos empenhados, toda a equipa está empenhada, tal como os jogadores», salientou.

O russo explicou ainda que a política de contratações: «É normal que nós conheçamos melhor o mercado russo. Mas a ideia não passa só por trazer jogadores russos para Leiria. Temos trazido russos porque os conhecemos muito bem. O importante é trazer jogadores com talento, sejam russos ou de outras nacionalidades, jogadores que ajudem a UD Leiria a alcançar os objetivos de subida.»