O judoca norte-americano Nicolas Delpopolo foi desqualificado dos Jogos Olímpicos, depois de ter admitido que ingeriu alimentos com marijuana, informou hoje o Comité Olímpico Internacional (COI).

O atleta, que tinha sido sétimo na categoria de -73 kg, acusou marijuana no controlo anti-doping realizado após a sua competição, a 30 de julho, e na qual competiu também o português João Pina, este eliminado ao primeiro combate.

O COI informou, através de comunicado, que o judoca aceitou a desqualificação, depois de admitir a sua falha. «O atleta justificou o teste positivo com o facto de ter ingerido inadvertidamente alimentos que não sabia terem sido cozinhados com marijuana, antes de viajar para os Jogos Olímpicos», referiu o COI.

O Comité disse ainda que Delpopolo pediu desculpa aos seus colegas e adeptos, bem como ao Comité Olímpico Norte-americano (USOC) pelo erro. Na categoria de -73 kg, o judoca, de origem montenegrina e adotado em criança, perdeu no quadro de repescagem com o mongol Nyam-Ochir Sainjargal, que viria a conquistar a medalha de bronze.