A proposta de alteração dos estatutos da Federação Portuguesa de Futebol, apresentada pela Liga de clubes na assembleia extraordinária deste sábado, foi chumbada. E agora?

Alteração de estatutos foi CHUMBADA

A UEFA e a FIFA acompanham o impasse com preocupação, pairando a ameaça das sanções às selecções nacional. O Governo português mantém uma posição firme.

A Federação Portuguesa de Futebol já o estatuto de Instituição de Utilidade Pública ser suspenso, por despacho do secretário de Estado da Juventude e Desporto, Laurentino Dias, a 12 de Abril de 2010.

Estatutos chumbados: sabe quem votou contra?

O organismo ainda não adequou os seus estatutos ao novo regime jurídico, em vigor em vigor desde 31 de Dezembro de 2008.

UEFA e FIFA, no limite, podem impedir as selecções portuguesas de participar em provas internacionais, como o Campeonato da Europa de 2012.

As Associações distritais de futebol consideram que a proposta apresentada pela Liga de clubes é uma ingerência clara do governo na Federação. Como tal, a alteração foi rejeitada.

Desta forma, sobra um ponto de interrogação sobre o acto eleitoral agendado para 5 de Fevereiro. Gilberto Madaíl, actual presidente, mostrou-se disponível para continuar, caso foi ultrapassada esta questão dos estatutos. Outros nomes, como Fernando Seara, colocam a mesma condição para avançarem oficialmente para a corrida.