Já fez LIKE no MaisFutebol?
II Liga  |  

Paulo venceu o cancro: «O treinador disse-me: "Trata-te, conto contigo"»

Médio do Santa Clara voltou aos relvados no último domingo, sete meses depois de lhe ter sido diagnosticado um tumor num testículo

Mais do que uma vitória sobre o União da Madeira, o jogo do último domingo, da jornada 25 da II Liga, significou mais um passo no triunfo de Paulo Grilo sobre um adversário bem maior.

Assim que Fernando Andrade fez o 1-0 (76’), que iria valer uma importante vitória na Madeira para o Santa Clara, Carlos Pinto chamou o médio para entrar em campo: estava na hora de se estrear nesta edição da II Liga, sete meses depois de lhe ser diagnosticado um tumor no testículo.

PUB

«Entrei em campo, mas com um sentimento bem diferente das outras vezes. Fui pela primeira vez para o banco nesse jogo. Tinha a expetativa de jogar e sabia que, se entrasse, seria sinal de que estávamos a ganhar», começa por contar ao Maisfutebol o futebolista de 26 anos.

Em julho de 2017, o mundo de Paulo Grilo quase desabou. Tinha acabado de ser contratado ao Freamunde quando lhe foi diagnosticada a doença.

«Estava a ver televisão e num daqueles programas da manhã um médico estava a descrever os sintomas de uma doença oncológica e tudo aquilo coincidia com o que eu sentia. Fui ao hospital mais para tirar essa ideia da cabeça, mas a verdade é que me diagnosticaram um tumor no testículo», recorda.

A notícia deixou em choque família, amigos e companheiros de equipa. Paulo Grilo colocou tudo em causa. Pensou quase de imediato em deixar de jogar futebol. Porém, Carlos Pinto, treinador do Santa Clara, tentou tranquilizá-lo.

«Um pai não se esquece de um filho», disse-lhe Carlos Pinto

PUB

«O Carlos (Pinto) foi muito importante para mim. Se ele não me desse a mão na altura, provavelmente já não jogava futebol. Disse-me: “Trata-te. Demore o tempo que demorar, conto contigo”», conta.

Carlos Pinto, treinador do Santa Clara, foi um apoio importante para o seu jogador

Esse momento marcou-o e Paulo confessa que ficou ainda mais emocionado quando recebeu mensagens de toda a equipa, após o Santa Clara ter vencido em Famalicão, para a Taça da Liga, o primeiro jogo oficial da época (a 23 de julho).

«Dedicaram-me a vitória. O Carlos Pinto falou publicamente sobre o assunto e então ficou a conhecer-se o caso. Agradeci-lhe o apoio e a resposta dele tocou-me ainda mais: “Um pai nunca se esquece de um filho”, disse-me. Se ele não me desse tanta força, provavelmente eu já não jogaria», reforça.

PUB

A força de vontade veio também da família. A mulher e o filho, agora com dois anos e meio, estão a viver na Figueira da Foz, de onde ele é natural e a proximidade durante esse período de tratamento foi determinante. Paulo foi submetido a cirurgia e fez três ciclos de quimioterapia no IPO de Coimbra até o tratamento ser dado por concluído.

Depois de uma vitória maior do que qualquer outra que um dia possa aspirar em campo, ele voltou aos Açores – «é talvez o sítio mais bonito de Portugal», afirma –, longe da família, e voltou a pisar um relvado.

Estava na hora de dar um abraço aos seus companheiros e a Carlos Pinto, o treinador que o vê como um filho.

Agora, diz querer dar a devida retribuição em campo: «Tento dar o meu melhor. Sobretudo treinar bem e conquistar oportunidades para jogar. Essa é a melhor forma de responder a toda a força que me foram dando ao longo deste tempo.»

Por estes dias, o objetivo desportivo maior é ajudar o Santa Clara, atualmente no 4.º lugar, a um ponto da zona de promoção, a subir à I Liga, conclui: «A direção não esconde que esse é o objetivo e estamos num bom lugar para discutir a subida nesta reta final do campeonato. Espero bem que o consigamos. Os Açores bem merecem regressar ao topo do futebol português.»

PUB

VÍDEO MAIS VISTO

Veja Mais

Últimas Notícias

APP MAISFUTEBOL

O MAISFUTEBOL na palma da sua mão!

Não falhe um golo, uma transferência ou uma notícia com a nossa aplicação GRATUITA para smartphone!