Já fez LIKE no MaisFutebol?
Liga  |  

Quando o banco faz a diferença

Golo de Salvio deixa Benfica como a segunda equipa que teve mais golos de suplentes, a par do Paços e atrás apenas do Sp. Braga, caso à parte nesta Liga. Factos e histórias à volta dos golos saídos do banco neste campeonato

Uma semana depois da derrota no Clássico em que foram amplamente apontadas a Rui Vitória as substituições falhadas, foi do banco que saiu a vitória do Benfica na visita ao Estoril. Salvio marcou nos descontos o 2-1, naquele que foi o sétimo golo apontado por um suplente do Benfica nesta Liga e colocou as águias no segundo lugar entre as equipas que mais rendimento tiram do banco, a par do Paços Ferreira e atrás apenas do Sp. Braga, fenómeno à parte neste capítulo.

Os minhotos têm feito valer um banco muito forte, contando nada menos que 15 golos marcados por suplentes no campeonato, mais de 20 por cento do total. Dignos de atenção também os números do Paços Ferreira, que tem no total 32 golos apontados, e pontanto a percentagem de tentos apontados por suplentes é superior a 21 por cento. Se no Sp. Braga os golos do banco são divididos por vários jogadores, com destaque para Dyego Souza (4), Paulinho (3) e Fábio Martins (3), no Paços são responsabilidade de dois jogadores, Luiz Phelyppe (4) e Bruno Moreira (3).

PUB

Os golos do banco são bem menos relevantes nas contas do Benfica, menos de 10 por cento, mas o de Salvio foi precioso para os «encarnados», verdadeiramente também o primeiro a valer uma vitória. Foi também o primeiro do argentino como suplente.

Raul Jimenez é o jogador encarnado com mais golos como suplente, quatro dos seis que apontou na Liga. O mexicano tem sido maioritariamente suplente, tendo ganho a titularidade nos últimos jogos face à lesão de Jonas. Em quatro partidas como titulares, nas últimas três jornadas e antes frente ao Marítimo na 8ª jornada, marcou dois golos, ambos na vitória sobre o V. Setúbal há duas jornadas. Zivkovic e Samaris foram os outros jogadores do Benfica que já marcaram golos começando como suplentes.

O Benfica é dos três ditos «grandes» aquele que tem mais golos apontados por suplentes, mas tanto FC Porto como Sporting têm exemplos de golos decisivos marcados a partir do banco na Liga, ambos em situações atípicas.

Os dragões têm cinco no total, sendo dois de Marega, no bis ao Estoril na primeira jornada, quando ainda não tinha ganho a titularidade no início da época, e três de Tiquinho Soares. Dois desses golo do brasileiro foram decisivos na reviravolta na segunda parte da visita do FC Porto ao Estoril, diferida em quase um mês da primeira. Tiquinho estava no banco, quando se jogou a primeira parte, interrompida ao intervalo por problemas na bancada na Amoreira, e face à indisponibilidade de Aboubakar entrou para jogar toda a segunda parte e bisar quando o jogo foi retomado, dois golos que construiram o 3-1 final.

PUB

O Sporting tem quatro golos saídos do banco. Um deles foi apontado por Acuña na goleada ao Marítimo, o outro pelo jovem Rafael Leão na derrota no clássico com o FC Porto e os outros dois por... Bas Dost. A regressar de lesão, o holandês começou no banco frente ao Desp. Chaves, na 26ª jornada, mas a pouco mais de meia hora do fim Jorge Jesus precisou mesmo de o chamar e o goleador dos «leões» resolveu: 2-0.

Olhando para o resto da Liga, destaque de resto para o boavisteiro Mateus, que apontou três golos saindo do banco em quatro rondas consecutivas entre dezembro e janeiro, para um total de quatro que conta na Liga. Dois dos seus golos como suplente valeram empates, frente a V. Setúbal e Belenenses, e outro lançou a reviravolta para a vitória frente ao Paços Ferreira. Desde então, o angolano tem sido titular, com um registo bem menos entusiasta, apenas dois golos apontados  nas rondas que se seguiram. Outro dado curioso é o de Allano, que tem três golos como suplente no Estoril, que representam todos os golos saídos do banco dos «canarinhos».

PUB

Golos do banco na Liga 2017/18:

Sp. Braga, 15

Benfica, 7

Paços Ferreira, 7

Belenenses, 6

Desp. Chaves, 6

Boavista, 5

FC Porto, 5

Sporting, 4

Desp. Aves, 4

Rio Ave, 4

V. Setúbal, 4

Estoril, 3

Portimonense, 3

Tondela, 3

Marítimo, 2

Moreirense, 2

V. Guimarães, 2

Feirense, 1

Os jogadores com mais golos a partir do banco:

Dyego Souza (Sp. Braga), 4

Jimenez (Benfica), 4

Mateus (Boavista), 4

Luiz Phelyppe (Paços Ferreira), 4

Soares (FC Porto), 3

Paulinho (Sp. Braga), 3

Fábio Martins (Sp. Braga), 3

Platiny (Desp. Chaves), 3

Allano (Estoril), 3

Bruno Moreira (Paços Ferreira), 3

Bas Dost (Sporting), 2

Edinho (V. Setúbal), 2

Pires (Portimonense), 2

João Novais (Rio Ave), 2

Hassan (Sp. Braga), 2

Maurides (Belenenses), 2

Marega (FC Porto), 2

Tyler Boyd (Tondela), 2

PUB

VÍDEO MAIS VISTO

Veja Mais

Últimas Notícias

APP MAISFUTEBOL

O MAISFUTEBOL na palma da sua mão!

Não falhe um golo, uma transferência ou uma notícia com a nossa aplicação GRATUITA para smartphone!