Já fez LIKE no MaisFutebol?
Taca de Portugal  |  

TP: Rio Ave-Benfica, 3-2 ap (crónica)

Rio Ave, esse gigante que afundou o Benfica

Estádio dos Arcos, Vila do Conde

Depois de tombar o Sp. Braga, o Rio Ave, esse gigante, afunda o Benfica, que já se havia tropeçado nos Arcos na 4.ª jornada da Liga. 

Uma semana depois de consumar o adeus à Europa, o Benfica cambaleia e cai nos oitavos de final da Taça de Portugal, após 120 minutos de muito e bom futebol e de emoção a transbordar nos Arcos. Os vila-condenses eliminam em duas rondas consecutivas os últimos dois vencedores da Taça.

PUB

Foi uma noite de génios, de camisolas 10. De arte dos pés à cabeça. A noite de Jonas, de um lado, e de Rúben Ribeiro, do outro.

Duvidam? Vejam, pois, a raquetada de Jonas, que de primeira à entrada da área pôs o Benfica em vantagem aos 36’, estabelecendo as diferenças ao intervalo. E a seguir vejam o nó e o respetivo petardo de Rúben Ribeiro, que entre três defesas encarnados descobriu o caminho para a reviravolta rioavista, no 2-1 aos 62’ – tudo isto já depois de Lionn igualar o marcador (aos 47’) no regresso dos balneários.

Rio Ave-Benfica, 3-2 ap: ficha e filme do jogo

A noite, fria e chuvosa, foi dos 10, certamente, mas também dos 12. Do chamado 12.º jogador, que nas bancadas de Vila do Conde empurrou Benfica e Rio Ave. E também do camisola 12 do Rio Ave: Francisco Geraldes. Chamem-lhe Chico, se quiserem sentir intimidade com os craques. É dele o passe magistral para o primeiro golo, tal como para o segundo.

PUB

Geraldes é talento e inteligência em movimento, como o futebol alegre de Miguel Cardoso pede. Se há pecado neste Rio Ave é a demasiada descontração, desconcentração até, na zona central defensiva. Pelé na zona intermediária demorava demasiado a soltar a bola e foi surpreendido um par de vezes. E quando não era ele eram os centrais: Monte e Marcelo a tremerem. Monte sobretudo, que não se deu bem com Jonas: falhou uma marcação mais apertada no 1-0 do Benfica e fez penálti sobre o brasileiro já perto do fim.

Do meio-campo para a frente, este Rio Ave é todo certeza de passe e qualidade técnica. Chico Geraldes, João Novais e Rúben Ribeiro: é neste trio de artistas que deambulam nas costas de Guedes que assenta a qualidade ofensiva desta equipa.

Além disso, houve Cássio. Um punhado de grandes defesas, até à apoteose de defender o penálti que Jonas conquistou e desperdiçou aos 84’.

Rio Ave-Benfica, 3-2 ap (destaques): Rúben Ribeiro na montra de um dos jogos da época

PUB

Se o Rio Ave revela alegria, o Benfica mostra angústia. Os vila-condenses são uma equipa desconfortável, com um futebol aflito, que nem o mais adequado 4-3-3 a classe de Jonas ou o talento de Krovinovic disfarçam. Depois de ter feito o mais difícil e, numa primeira parte dividida, ter alcançado a vantagem, a equipa de Rui Vitória abana a cada encontrão. Mas, mesmo abanando, resiste, numa garra personificada por Luisão.

Foi o capitão que aos 86’, dois minutos de Jonas falhar o penálti, teve coração (coxa e pé) para chegar à igualdade, empurrando a bola para o fundo da baliza já na pequena área.

A má notícia para o Benfica viria logo a seguir, com o capitão a ter de sair com uma lesão muscular em cima do tempo regulamentar. Já com as três substituições feitas (Zivkovic, Seferovic e Jiménez entraram quando era preciso procurar o empate), os encarnados tiveram de jogar o prolongamento com dez, com Salvio e Zivkovic – imagine-se – a laterais.

Não demorou o Rio Ave a dar o golpe de misericórdia, por Guedes, que com quatro minutos de prolongamento fez o 3-2 que afasta o detentor da Taça.

PUB

Sem discernimento, o Benfica quebrou quando deixou de ter o que, além do imenso talento de Jonas, o tem mantido vivo nas competições internas: a alma de campeão de Luisão. E exausto o Benfica tombou ao fim de 120 minutos de uma longa e dura batalha.

No relvado de Vila do Conde ficou a dúvida: terá o tetracampeão forças para se erguer e discutir o campeonato?

Rio Ave-Benfica, 3-2 ap: veja aqui o resumo do jogo:

VÍDEO MAIS VISTO

Veja Mais

Últimas Notícias

APP MAISFUTEBOL

O MAISFUTEBOL na palma da sua mão!

Não falhe um golo, uma transferência ou uma notícia com a nossa aplicação GRATUITA para smartphone!