Já fez LIKE no MaisFutebol?
Taça Portugal  |  

FC Porto-V. Guimarães: domínio azul, goleadas e um falhanço de Juary

A história dos duelos entre os dois emblemas na Taça de Portugal

O FC Porto-Vitória de Guimarães, seja na cidade Invicta ou na cidade Berço, é já um Clássico da Taça de Portugal. Esta quinta-feira, os dois clubes escreverão um novo capitulo de uma história que já tem 15 e onde o domínio é evidente e, como diz a famosa gaffe, só tem uma cor: azul e branco.

Os dragões ganharam 11 dos 15 jogos realizados contra o Vitória na Taça, sendo ainda de registar um empate que se viria a traduzir em vitória do FC Porto no duelo seguinte, numa altura em que ainda não se utilizava o desempate por grandes penalidades logo ao primeiro jogo.

PUB

Quanto ao Vitória, eliminou o FC Porto da Taça em apenas duas ocasiões, mesmo tendo ganhado três duelos. É que a primeira vitória foi logo à primeira tentativa, numa altura em que os jogo se disputavam a duas mãos. Estávamos em 1939 e o FC Porto de Miguel Siska era uma máquina de futebol, que dominou claramente os campos nacionais no final dos anos 30. Perdeu 3-2 em Guimarães, mas recuperou em casa, então o Campo da Constituição, com um esclarecedor...11-1!

Este é o resultado mais desnivelado entre as duas equipas, num jogo em que António Santos fez um «poker» e Pinga bisou. A história portista na Taça de Portugal dessa época iria terminar de forma inusitada, nas meias-finais. O FC Porto goleou o Benfica por 6-1 na primeira mão e foi derrotado na segunda por 6-0, num duelo que terminou aos 75 minutos quando os portistas deixaram o campo em protesto com a arbitragem, que expulsara Reboredo e António Santos.

Mas essas são outras histórias. A verdade é que os 11-1 ao V. Guimarães foram um marco, mas, mesmo sendo a mais gorda, não constitui a única goleada em jogos da Taça entre os dois emblemas.

PUB

Em 1949, por exemplo, o FC Porto do argentino Alejandro Scopelli, foi a Guimarães vencer por 4-1. Mais recentemente, um mês antes da final de Viena, os homens de Artur Jorge venceram por 5-0, nas Antas. Foi, aliás, a última vez, antes desta, que o FC Porto recebeu o Vitória em jogos da Taça. A partir daí jogou sempre fora ou em campo neutro, no caso das duas finais (a última, em 2011, com goleada também de 6-2, em grande tarde de James Rodríguez).

Mas esse jogo de abril de 1987 ficou marcado pelas arrancadas de Futre, o bis de Madjer e…um falhanço de Juary que, nos dias de hoje, certamente se tornaria viral. O brasileiro, herói de Viena, até deve sorrir a pensar como desperdiçou um golo destes (1m40s).

PUB

Quanto aos finais felizes para os minhotos, esses aconteceram, então, por duas vezes, ambas em casa. Por isso, se eliminar o FC Porto no Dragão, Pedro Martins já sabe que fará história.

Os dois duelos em questão terminaram com triunfo por 2-1. O primeiro em 1976, com golos de Tito e Rui Lopes, contra o tento de Seninho. O segundo, mais recentemente, em 2004, com bis de Nuno Assis face ao golo de Derlei.

O último duelo entre V. Guimarães e FC Porto na Taça de Portugal foi em 2013. Levou a melhor a equipa, então, orientada por Paulo Fonseca, por 2-0 (Fernando e Lucho González). O treinador da casa era um tal de...Rui Vitória.

VÍDEO MAIS VISTO

Veja Mais

Últimas Notícias

APP MAISFUTEBOL

O MAISFUTEBOL na palma da sua mão!

Não falhe um golo, uma transferência ou uma notícia com a nossa aplicação GRATUITA para smartphone!