A derrota do Benfica em Portimão na quarta-feira trouxe alterações no topo da tabela. Pelo contrário, na parte inferior, ficou tudo praticamente na mesma. 

Mas vamos por partes.

A primeira jornada de 2019 começou nos Açores com a vitória do Tondela diante do Santa Clara. A segunda vitória consecutiva na Liga permitiu aos beirões cavarem um fosso de quatro pontos para os quatro últimos e respirarem um pouco melhor na classificação. Já o emblema insular desperdiçou uma boa hipótese de se aproximar do quinto lugar.

Às 18h00, duas horas após a partida inaugural da ronda, jogou-se pela sobrevivência, pela Europa e pelo título. O Boavista arrancou um precioso triunfo na receção ao Vitória de Setúbal e, à semelhança do Tondela, abandonou o estado de permanente sobressalto. Os sadinos somaram o quatro desaire seguido, mas continuam confortáveis no que à classificação diz respeito.

O Nacional continua a escalada na classificação. Um golo de Camacho permitiu aos madeirenses colocarem um ponto final no ciclo de 12 jogos invictos do Vitória de Guimarães, que deixou de estar só no 5.º lugar.

Depois da goleada na Luz, o Sporting de Braga regressou à normalidade no campeonato, ou seja, venceu sem contestação. Vitória segura na receção ao Marítimo, resultado que acabaria por catapultar os minhotos para o pódio. Por seu turno, Petit continua sem vencer no comando técnico dos verde rubros e continua em zona perigosa.

Mais tarde, às 20h15, houve surpresa em Portimão. O Portimonense ganhou por 2-0 ao Benfica, atrasando os encarnados na corrida pelo título. Um dia depois continuaram as repercusões da derrota no Algarve que terminaram com a saída de Rui Vitória. Quem sorriu foi a equipa de Folha que passou a ocupar o 7.º lugar.

Por sua vez, em Vila do Conde, o Rio Ave prolongou o ciclo negativo no último jogo do técnico interino, Augusto Gama. Os vila-condenses perderam com o Moreirense - parece assumir-se como candidato à Europa - e seguem em queda livre na classificação. Os cónegos alcançaram o Vitória de Guimarães no 5.º lugar.

A jornada 15 encerrou quinta-feira com três encontros. Às 16h00 jogou-se uma espécie de Liga dos últimos, em Chaves. O Desportivo local e o Feirense - últimos classificados - não foram além de um nulo e continuam aflitos.

O Sporting entrou em campo a espreitar o segundo posto. Pese embora a pior exibição da era Keizer, os leões aplicaram a primeira derrota do Belenenses na Liga fora de portas, confirmando a subida à vice-liderança. O desaire não apaga a excelente campanha dos azuis do Restelo que seguem no 8.º posto, a três pontos do quinto.

O FC Porto fechou a ronda na Vila das Aves com a 17.ª vitória seguida, mantendo a distância pontual para Sporting e Sp. Braga e aumentado a vantagem para o Benfica. Os dragões têm sete pontos de avanço para as águias. Em igualdade pontual com o Marítimo à entrada para esta jornada, o Desportivo das Aves manteve os mesmos 11 pontos, mas agora tem o Feirense em igualdade pontual.