Com a reta final do campeonato a poucas curvas de distância, a luta pelo título continua ao rubro. Depois de dois empates consecutivos, entre os quais no clássico da Luz, Benfica e FC Porto voltaram aos triunfos e mantiveram tudo como estava à entrada para a 28.ª jornada da Liga.

Os dragões foram o primeiro dos chamados três «grandes» a entrar em ação, na receção ao Belenenses no sábado. Diante de um adversário que ainda não tinha conseguido vergar em qualquer dos duelos realizados nesta temporada (dois nulos, para o campeonato e para a Taça da Liga), a equipa de Nuno Espírito Santo não passou, desta vez, por grandes sobressaltos (3-0) e embalou para a liderança provisória da Liga com golos de Danilo Pereira, Tiquinho Soares e Brahimi.

Numa altura em que já é dado como praticamente arredado da luta pelo título, o Sporting parece ter entrado nos eixos. Também neste sábado, pouco depois do triunfo do FC Porto no Dragão, os leões golearam o Boavista por 4-0 com um hat-trick de Bas Dost, que igualou Lionel Messi na corrida à Bota de Ouro europeia. A equipa de Jorge Jesus obteve não só o resultado mais dilatado da época em jogos para o campeonato, como atingiu o quarto triunfo seguido na competição, o melhor registo desde o arranque imaculado de época: e vão sete vitórias e um empate nos últimos oito duelos. Se faltassem dez jornadas

Depois da vitória do FC Porto na véspera, o Benfica estava «condenado» a vencer para manter a liderança da Liga. Mais de dois meses após a surpreendente derrota na final four da Taça da Liga (1-3 no Algarve), a equipa de Rui Vitória voltou a sentir muitas dificuldades contra os minhotos, mas foi salva pela cabeça de Kostas Mitroglou: triunfo magro por 1-0 num jogo com emoção e casos à mistura.

O pontapé de saída da 28.ª jornada da Liga foi dado por Feirense e Sp. Braga. O conjunto de Jorge Simão pôs termo a uma sequência de três vitórias do conjunto de Santa Maria da Feira (1-0 com golo de Fede Cartabia) e mantém o braço de ferro com o V. Guimarães na luta pelo 4.º lugar.

Os rivais do Minho estão empatados com 50 pontos e estão apostados em travar uma batalha interessante até maio. Os vimaranenses receberam e venceram o quase-condenado Tondela por 2-1.

A missão já difícil dos tondelenses complicou-se ainda mais após esta ronda. Se é verdade que a zona de salvação continua a quatro pontos de distância (Moreirense com 21 pontos), convém dizer que o penúltimo classificado também está agora mais longe. É que o Nacional, que não vencia desde 11 de dezembro de 2016 (sim, leu bem), foi à Amoreira vencer o Estoril por 1-0 com um golo de Zizo e está agora a um ponto da zona de salvação.

A 28.ª jornada trouxe um capítulo diferente para o Nacional, mas também para o Arouca, que pôs termo a uma sequência de sete jogos a perder com o empate em Paços de Ferreira (1-1).

Em Vila do Conde, no domingo, Rio Ave e V. Setúbal protagonizaram o único jogo sem golos da ronda e a equipa de Luís Castro falhou uma oportunidade para se colar ao Marítimo no 6.º lugar.

Provisoriamente, até porque o conjunto insular recebeu e venceu o Desp. Chaves por 2-1 no jogo de encerramento da ronda e deu um passo de gigante rumo às competições europeias.

Nota de registo: os seis primeiros classificados do campeonato venceram todos na 28.ª jornada.