A 20.ª jornada da Liga trouxe mexidas nos extremos opostos da classificação, com o Sporting a subir à liderança (provisória) e o Desp. Aves a cair para a posição de «lanterna vermelha».

Os leões sofreram na receção ao V. Guimarães, mas acabaram por somar os três pontos, graças a um golo do central Mathieu aos 84 minutos.

Triunfo importantíssimo porque valeu à equipa de Jorge Jesus o assalto ao primeiro lugar do campeonato e quatro pontos ganhos aos maiores rivais (2 para o Benfica e 2 para o FC Porto), que tropeçaram nas deslocações ao Restelo e a Moreira de Cónegos.

Frente ao Belenenses, a equipa de Rui Vitória esteve a escassos segundos de averbar a segunda derrota na Liga, mas Jonas foi mais certeiro na cobrança de um livre do que de uma grande penalidade que desperdiçou com 0-0 no marcador.

Ainda que alcançado em cima do apito final, o empate não deixava de ser um resultado potencialmente comprometedor para os tetracampeões nacionais, que poderiam sair da 20.ª jornada mais longe de FC Porto e Sporting.

Só que os azuis e brancos não conseguiram aproveitar o deslize do rival. Os comandados de Sérgio Conceição empataram sem golos com o Moreirense numa partida de sentido único mas que teve, do lado contrário, um guarda-redes inspirado e que protagonizou, já fora das quatro linhas, um dos momentos da temporada.

A 20.ª ronda da Liga começou por confirmar a tendência de recuperação do Paços de Ferreira: dois jogos, duas vitórias de João Henriques à frente da equipa da Capital do Móvel, agora na receção ao Feirense (2-1).

No mesmo dia, o Portimonense goleou em casa o Rio Ave por 4-1 e somou o primeiro triunfo para a Liga em mais de dois meses: Fabrício, com um hat-trick, foi a figura do jogo.

Terça-feira, o Sp. Braga venceu o Desp. Aves por 2-0 e agudizou ainda mais a crise dos avenses, acabados de destituir Lito Vidigal e de nomear José Mota como treinador interino.

Os avenses tiveram uma noite com sabor amargo reforçado: caíram para o último posto da classificação, já que o Estoril venceu em casa o Tondela por 3-0. A equipa de Ivo Vieira divide agora o penúltimo lugar com o V. Setúbal, que empatou em Trás-os-Montes com o Desp. Chaves (2-2) com um golo de calcanhar do reforço Yohan Tavares no último sopro do jogo.

A perder gás parece estar o Marítimo. A equipa de Daniel Ramos foi ao Bessa perder por 2-1 e agudizou uma crise de resultados que se arrasta desde 2017.