A jornada 25 foi de clássico e com o FC Porto a sair por cima na receção ao Sporting. A equipa de Sérgio Conceição continua na liderança, agora com 67 pontos: mantém os cinco de diferença para o Benfica – que goleou – e aumentou para oito a vantagem sobre os leões. Restam nove jornadas e 27 pontos em disputa. Venham as decisões das decisões.

E tudo começou precisamente no Estádio do Dragão, com o jogo grande da jornada, na última sexta-feira. Marcano adiantou os azuis e brancos aos 27 minutos e Rafael Leão, a render o lesionado Doumbia perto do intervalo, teve tempo para levar tudo empatado para a segunda parte. Aí, o golo de Brahimi foi o decisivo para deixar os três pontos a Norte e na soma da liderança (2-1). Dragões no topo, como melhor ataque (68 golos marcados) e melhor defesa (13 sofridos).

Já a saber do resultado da véspera, o Benfica encarou um Marítimo atrevido e sem vergonha do jogo no primeiro quarto de hora. Mas depressa Jonas apareceu como suspeito do costume. Marcou aos 16 minutos e guiou a goleada de mão cheia dos encarnados (5-0), ao apontar um hat-trick. Dividendos do clássico? A vice-liderança isolada.

Já tudo tomava banho na Luz quando o Sp. Braga repetia, na Amoreira, a meia dúzia da primeira volta ao Estoril. O 0-6 iguala a maior goleada desta época na Liga – o Benfica-V. Setúbal terminou com o mesmo resultado na 12ª jornada – cimenta o quarto lugar e deixa os minhotos a piscar o terceiro lugar do Sporting: estão a quatro pontos e ainda recebem os leões no que falta da Liga.

Na luta pelo quinto lugar, que pode dar acesso à Liga Europa, tudo corrido a derrotas. Menos o V. Guimarães, na estreia de José Peseiro, que empatou sem golos na receção ao Belenenses: 0-0.

De resto, o Rio Ave, dono do quinto posto, perdeu em Setúbal, com um golo decisivo de André Pereira (1-0). O Desp. Chaves saiu sem pontos de Tondela: derrota por 2-0. O Marítimo, como acima visto, saiu goleado da Luz. O Boavista continua intermitente entre a vitória caseira e a derrota fora nas últimas oito jornadas: desta feita, perdeu na Feira, 3-0.

Por outro lado, neste emaranhado de desfechos penosos de quem luta Europa, houve quem saísse mais feliz na fuga aos lugares de descida.

V. Setúbal, Feirense e Tondela – os últimos mais tranquilos – somaram triunfos cruciais pela manutenção. A estes, juntou-se o Moreirense, que recebeu e venceu (2-0) um P. Ferreira que somou a quinta derrota consecutiva antes de receber o FC Porto e caiu, a par do Estoril, para os lugares de despromoção: castores e canarinhos somam 21 pontos. Dessa zona saíram Feirense e Moreirense.

A ronda fechou na Vila das Aves com o triunfo por 3-0 do Desportivo das Aves diante do Portimonense. Os três pontos conquistados pelos avenses permitiram-lhes chegar ao 13.ª lugar e aos 25 pontos, mais quatro que o Estoril, a primeira equipa em zona de despromoção. O Portimonense manteve os 27 pontos, agora na 12.ª posição.