Com os dois golos apontados na segunda-feira ao Tondela, o avançado brasileiro Jonas voltou a assumir a liderança na corrida à Bota de Ouro europeia. O goleador do Benfica soma agora 28 golos na Liga e ultrapassou concorrentes de peso como Gonzalo Higuaín (Nápoles) e o português Cristiano Ronaldo, do Real Madrid.

Se Jonas deixou há muito para trás o registo pessoal de 21 golos marcados na época passada para o campeonato (que lhe valeu o segundo lugar, a um golo do então portista Jackson Martínez), o avançado canarinho continua a estabelecer novos recordes.

Nesta segunda-feira, ao chegar aos 28 golos na Liga, Jonas tornou-se no jogador com mais golos marcados numa edição da competição em mais de uma década. Isto numa altura em que ainda faltam disputar-se oito jornadas até ao final do campeonato.

Para trás ficaram Óscar Cardozo e Jackson Martínez, que chegaram aos 26 remates certeiros em 2009/10 e em 2012/13, respetivamente.

É preciso recuar até à época 2001/02 para encontrar alguém com mais golos marcados do que o jogador encarnado. Nome: Mário Jardel, que fez balançar as redes por 42 vezes no último ano em que o Sporting foi campeão nacional e, também, na temporada mais produtiva do antigo ponta de lança em solo nacional.

Em boa posição na luta pela Bota de Ouro e com o prémio de melhor marcador da Liga quase assegurado (tem mais oito golos do que Slimani), Jonas também já é o melhor marcador das águias desde o sueco Mats Magnusson, com 33 em 1989/90.

Aos 31 anos (completa 32 no próximo mês), Jonas atravessa a melhor fase da carreira. Os 28 golos à 26.ª jornada representam uma média ligeiramente superior a um tento por jogo (1,07)

Se mantiver a veia goleadora até ao final do campeonato, «Pistolas» não só supera a marca de Magnusson como chegará aos 36/37 golos, um registo que nos últimos 50 anos só foi superado (leia-se, no Benfica) duas vezes, ambas por Eusébio: 43 em 1967/68 e 40 em 1972/73, épocas em que o «Pantera Negra» ganhou duas Botas de Ouro, as únicas conquistadas até hoje por um jogador dos encarnados.