Só há um campeão decidido nas grandes Ligas europeias, quatro se alargarmos as contas aos países que têm acesso direto à fase de grupos da Liga dos Campeões. Mas já é possível começar a desenhar o quadro das competições europeias na próxima época, no arranque da semana que decidirá os finalistas das atuais edições da Liga dos Campeões e da Lga Europa.

Estão definidos nesta altura onze dos 21 clubes que terão entrada na fase de grupos em 2017/18, entre eles para já um estreante absoluto: o RB Leipzig, que fez uma campanha incrível na estreia na Bundesliga. Há outro novato a caminho e também chega da Alemanha: o Hoffenheim, que no entanto ainda só tem garantida a presença no play-off. 

Aos 21 clubes com entrada direta vão juntar-se em agosto dez equipas que sairão das pré-eliminatórias. O vencedor da Liga dos Campeões também tem entrada assegurada, sendo que deverá ser uma das equipas já qualificadas (Real Madrid, Juventus ou Mónaco) ou em posição de qualificação. E há ainda um lugar para o vencedor da Liga Europa. 

O campeão português terá lugar no Pote 1 independentemente do ranking, visto que esse passou a ser reservado aos campeões nacionais dos sete primeiros países do «ranking» da UEFA (Espanha, Alemanha, Inglaterra, Itália, Portugal, França e Rússia), mais o campeão europeu.

Para já, estão garantidos no primeiro pote o Bayern Munique e o Spartak Moscovo. As outras equipas já com presença assegurada na fase de grupos mas ainda sem a posição definida são Real Madrid e Barcelona, Chelsea, Tottenham, Leipzig, Benfica, o Mónaco de Leonardo Jardim, o Shakhtar Donetsk de Paulo Fonseca e o Basileia.  

Excluindo o primeiro pote, a posição nos potes seguintes é definida pelo «ranking». O FC Porto, com o lugar praticamente assegurado quando leva seis pontos de vantagem sobre o Sporting a duas rondas do fim, tem boas probabilidades de entrar no Pote 2, tal como o Benfica se acabar por ser segundo na Liga.

Clubes já apurados para a fase de grupos da Liga dos Campeões:

Real Madrid

Barcelona

Bayern Munique*

Leipzig

Chelsea

Tottenham

Benfica

Mónaco

Spartak Moscovo*

Shakhtar Donetsk

Basileia

*Pote 1

O Maisfutebol faz o ponto da situação das competições europeias na próxima época neste momento, analisando os primeiros países do ranking.

Espanha

Campeão: Ainda não decidido. Real Madrid ou Barcelona, nesta altura iguais em pontos a duas rondas do fim, tendo o Real ainda um jogo a menos

Liga dos Campeões (3 na fase de grupos e 1 no play-off): Real Madrid e Barcelona garantidos. A duas rondas do fim At. Madrid está confortável no terceiro lugar, o último de acesso direto, com cinco pontos de vantagem sobre o Sevilha. Os andaluzes têm praticamente garantido o acesso pelo menos ao «play-off», com seis pontos de vantagem para o Villarreal, quinto.

Liga Europa (2 na fase de grupos e um na terceira pré-eliminatória): Há um lugar para a Taça do Rei, que terá frente a frente na final Barcelona e Alavés, mas só será preenchido se o Alavés a vencer. Como a decisão será a 27 de maio, já depois de terminar a Liga, um clube ficará em suspenso. A luta pelos dois lugares de Liga Europa reduz-se a três equipas, todas num ponto: Villarreal (63), At. Bilbao (62) e Real Sociedad. No fim das contas, podem ir os três.

Alemanha

Campeão: Bayern Munique

Liga dos Campeões (3 na fase de grupos e 1 no play-off): Bayern Munique e RB Leipzig com presença já assegurada na fase de grupos. Borussia Dortmund e Hoffenheim ficam com os restantes lugares, restando decidir quem segura o terceiro e último de acesso direto. O Dortmund tem dois pontos de vantagem a duas rondas do fim.

Liga Europa (2 fase de grupos e 1 na terceira pré-eliminatória): Friburgo (47 pontos) e Hertha Berlim (46) estão nesta altura nas posições de acesso, mas ainda está muito em aberto, com Colónia e Werder Bremen logo a seguir, ambos com 45 pontos. Ainda dúvidas sobre o lugar na Liga Europa via Taça, onde se defrontarão Borussia Dortmund e Eintracht Frankfurt.

Inglaterra

Campeão: Ainda não decidido. Chelsea na frente com sete pontos de vantagem sobre o Tottenham, a três rondas do fim.  

Liga dos Campeões (3 na fase de grupos e 1 no play-off): Chelsea e Tottenham já asseguraram presença na fase de grupos. Liverpool está no terceiro lugar, o último de acesso direto, mas tem apenas um ponto de vantagem para o Manchester City, que ainda tem um jogo a menos. O Manchester United ainda não está fora da corrida, mas são quatro pontos de distância com três jogos por disputar. A prioridade de Mourinho, assumida pelo próprio, é chegar à Champions via Liga Europa. Para isso precisa de vencer a competição. O Arsenal também não está matematicamente fora, mas são seis pontos de distância para o quarto.

Liga Europa (2 na fase de grupos e 1 na terceira pré-eliminatória): Os sete primeiros da Premier League já estão definidos e a final da Taça será entre Chelsea e Arsenal, pelo que nesta altura os lugares de Liga Europa seriam para Manchester United, Arsenal e Everton. A possibilidade de o United ganhar a Liga Europa e entrar direto na Champions deixaria apenas dois lugares na Liga Europa via campeonato inglês.

Itália

Campeão: Ainda não decidido. Juventus tem sete pontos de vantagem sobre a Roma, que defrontará na próxima ronda, a antepenúltima. Pode ficar já arrumada a questão.

Liga dos Campeões (2 na fase de grupos e 1 no play-off): Nada matematicamente assegurado, ainda que a Juventus esteja tranquila no primeiro lugar e no acesso à fase de grupos. A Roma só tem um ponto de vantagem para o Nápoles, terceiro. A Lazio está a sete pontos, com hipóteses muito remotas de lá chegar.

Liga Europa (2 na fase de grupos e 1 na terceira pré-eliminatória: A Lazio, que jogará a final da Taça de Itália frente à Juventus, está tranquila no quarto lugar (70 pontos), tal como à partida a Atalanta no quinto (65 pontos). Resta uma vaga e muita gente na corrida, com três jornadas por disputar. O Milan é sexto com 59 pontos, seguem-se o Inter de João Mário e a Fiorentina de Paulo Sousa, ambos com 56

Portugal

Campeão: Ainda não decidido. Benfica na frente com cinco pontos de vantagem sobre o FC Porto, as únicas duas equipas ainda com hipóteses. O primeiro «match point» para o título está do lado do Benfica, no próximo fim de semana.

Liga dos Campeões (2 na fase de grupos e 1 no play-off): Benfica já tem lugar garantido na fase de grupos, o FC Porto também o garantirá salvo uma combinação muito improvável de resultados, quando tem seis pontos de vantagem sobre o Sporting e vantagem de 21 golos sobre os «leões» a duas rondas do fim. Para o Sporting restará portanto o «play-off», que ainda não está matematicamente assegurado, quando tem cinco pontos de vantagem sobre o V. Guimarães.

Liga Europa (1 na fase de grupos e 2 na terceira pré-eliminatória): O V. Guimarães já assegurou matematicamente o quarto lugar e portanto o acesso direto à fase de grupos. Sem precisa da outra via que teria para o conseguir, uma vez que é finalista da Taça de Portugal, onde vai defrontar o Benfica. O Sp. Braga é quinto com 51 pontos e o sexto lugar, que dá acesso à Europa, uma vez que os finalistas da Taça não precisam de ocupar essa vaga, é por agora do Marítimo, com 48 pontos. Nesta altura já só o Rio Ave, com 45, pode aspirar a chegar lá.

França

Campeão: Ainda não decidido. Mónaco lidera com três pontos de vantagem sobre o PSG e menos um jogo. Uma vitória assegura o título para a equipa de Leonardo Jardim.

Liga dos Campeões (2 na fase de grupos e 1 na terceira pré-eliminatória): O Mónaco já tem presença assegurada na fase de grupos, os outros dois lugares ficam para PSG e Nice. Em aberto ainda quem terá o outro bilhete direto, quando o PSG leva quatro pontos de vantagem sobre a equipa do português Ricardo Pereira.

Liga Europa (1 na fase de grupos e 2 na terceira pré-eliminatória): O Lyon está tranquilo no quarto lugar com 63 pontos, o quinto decide-se entre Marselha e Bordéus, aliás em duelo direto entre ambos na próxima ronda. Nesta altura estão separados por um ponto, com o Marselha à frente. Na verdade, só não se apurarão ambos se o modesto Angers, finalista-surpresa da Taça de França, vencer o PSG na decisão da «Coupe». Se perder, irá o sexto do campeonato à pré-eliminatória da Liga Europa.

Rússia

Campeão: Spartak Moscovo

Liga dos Campeões (1 na fase de grupos e 1 um na terceira pré-eliminatória): Spartak Moscovo entra na fase de grupos, o lugar na pré-eliminatória será para CSKA Moscovo ou Zenit, separados por um ponto.

Liga Europa (1 na fase de grupos e dois na terceira pré-eliminatória): O Lokomotiv Moscovo de Manuel Fernandes venceu a Taça da Rússia e portanto tem lugar já assegurado, sobram o terceiro e o quarto. O Zenit tem a presença europeia assegurada, o Krasnodar é quem está melhor colocado para a outra posição, quarto com três pontos de vantagem sobre Terek Grozny e Rostov.