(artigo corrigido às 14h55)

Com 25 pontos em 27 possíveis, o Benfica lidera o campeonato de forma isolada com cinco pontos de vantagem sobre FC Porto e Sp. Braga e sete em relação ao Sporting.

A equipa de Rui Vitória só tropeçou por uma vez nas nove primeiras jornadas da Liga (em casa diante do V. Setúbal) e este já é o melhor arranque da equipa da Luz desde 1990/91, época em que os encarnados, então comandados por Sven-Goran Eriksson, atingiram o mesmo registo em igual em igual período, perdendo depois, à 10.ª ronda, no Bonfim com o V. Setúbal por 2-0.

No próximo domingo, o Benfica vai procurar vencer para o campeonato no Estádio do Dragão pela terceira vez desde a viragem do século (apenas conseguiu em 2005/06 e em 2014/15, por 2-0 em ambas as ocasiões). Curiosamente, no único recinto de equipas da Liga de onde Rui Vitória nunca saiu com os três pontos.

Em caso de triunfo, os tricampeões nacionais deixam para trás o Sp. Braga de 2009/10, que entrou para a 10.ª jornada com o mesmo número de pontos das águias mas acabou por perder nessa ronda (em Guimarães por 1-0), e igualam os melhores registos deste século em termos absolutos: pertencem ao FC Porto de José Mourinho, que em 2003/04 arrancou a Liga com nove vitórias e apenas um empate, e aos dragões de André Villas-Boas, em 2010/11, que também só deixou dois pontos pelo caminho no mesmo período.

Refira-se que os registos alcançados pelo agora treinador do Manchester United e, depois, por Villas-Boas são os melhores desde 1995/96, época em que a vitória passou a valer três pontos e em que os dragões, então treinados por Bobby Robson, alcançaram a mesma marca nas dez primeiras jornadas do campeonato.

Para encontrar melhor, é preciso recuar até 1990/91, época em que o Sporting arrancou a Liga com 11 vitórias consecutivas mas acabou por cair até ao 3.º lugar.