O Benfica arrancou em Setúbal o segundo triunfo nesta edição da Liga alcançado no tempo de compensação.

Raúl Jiménez marcou de penálti aos 90+2, o mesmo minuto no qual Haris Seferovic tinha selado a vitória dos encarnados sobre o Desp. Chaves (1-0) em Trás-os-Montes na 2.ª jornada do campeonato.

Os dois pontos conquistados no Bonfim para lá do tempo regulamentar permitiram ao Benfica manter a liderança da Liga na antecâmara do clássico com o FC Porto no Estádio da Luz e representaram o quinto ponto conquistado esta época após levantada a placa com o tempo de descontos.

O dado, já de si relevante, ganha ainda mais força tendo em conta que o FC Porto, segundo classificado a um ponto das águias, tem a ficha limpa nesta matéria: não teve resultados alterados (a favor ou contra) após os 90 minutos.

«Se eu der ênfase a isso, posso dar a entender que os nossos jogos são ganhos sempre no limite e nós não somos essa equipa», afirmou Rui Vitória na conferência de imprensa depois do triunfo conquistado no limite… no Bonfim.

Ora, cingindo os jogos (ou pontos) «ganhos no limite» ao tempo de compensação, o Sporting é, entre os três grandes, a equipa que mais pontos depois do minuto 90: ao todo, são sete (ver tabela em baixo).

O saldo (+5) apresentado pelos encarnados é, no entanto, igual ao do rival de Alvalade, já que a equipa de Rui Vitória não perdeu qualquer ponto para lá da hora, ao contrário dos leões, que consentiram um empate com o V. Setúbal no Bonfim aos 90+5. Na altura, Edinho marcou para os sadinos, tal como Jiménez no passado sábado, na transformação de uma grande penalidade.

PONTOS CONQUISTADOS NOS DESCONTOS

BENFICA

Adversário Resultado Pontos
Desp. Chaves (f) 0-1 2
Belenenses (f) 1-1 1
V. Setúbal (f) 1-2 2

SPORTING *

Adversário Resultado Pontos
Feirense (f) 2-3 2
Sp. Braga (c) 2-2 1
Tondela (f) 1-2 2
Moreirense (c) 1-0 2

* O Sporting deixou escapar dois pontos nos descontos do jogo com o V. Setúbal no Estádio do Bonfim, na 19.ª jornada: tem, por isso, um saldo de +5, tal como o Benfica.

FC PORTO (sem registo)