A três jornadas do final da Liga, o Benfica até pode dar-se ao luxo de não vencer todos os jogos para garantir a conquista do bicampeonato, uma realidade desconhecida no seio do clube da Luz nas últimas três décadas.

Mas, caso somem os nove pontos correspondentes aos três jogos restantes, os encarnados alcançam um outro feito inédito, em termos absolutos, desde que em 1995/96 o triunfo passou a valer três pontos.

A equipa de Jorge Jesus pode chegar aos 87 pontos, batendo assim o anterior máximo pontual, na posse do FC Porto de José Mourinho, que só parou nos 86 em 2002/03, época em que o Campeonato teve (tal como agora) 34 jornadas.

Para isso, os encarnados precisam de um aproveitamento pontual de 100 por cento nas três rondas que faltam para o fecho da Liga 2014/15, algo que nunca sucedeu desde que Jesus assumiu o comando técnico das águias.

O Maisfutebol analisou todos os campeonatos nacionais que tiveram o mesmo número de jornadas (16 edições) e atribuiu três pontos às vitórias nas competições que foram disputadas com o anterior sistema de pontuação. Fica então a certeza de que, caso atinja a marca dos 87 pontos na Liga, este Benfica só fica a perder para o FC Porto de 1994/95, ano em que os dragões alcançaram os 62 pontos (91 se somarmos um ponto por cada um dos 29 triunfos do conjunto então orientado por Bobby Robson.

Em caso de vitórias nas derradeiras três rondas do Campeonato, os encarnados imiscuem-se num domínio de tons azuis e brancos (ver gráfico) desde que o triunfo passou a valer três pontos. Um dado assinalável, sim, mas que está longe de significar que o «Benfica 2014/15» seja o melhor campeão português da história.  Na melhor das hipóteses, os encarnados podem vir a ocupar a 25.ª posição nesta tabela, com uma taxa de aproveitamento pontual de 85,3 por cento.



Abandonando o campo das hipóteses, um feito já ninguém tira (pelo menos para já) a Jorge Jesus. Com o triunfo por 5-0 sobre o Gil Vicente em Barcelos, o técnico de 60 anos estabeleceu um novo recorde de pontos na história do clube da Luz. O anterior máximo foi fixado em 2012/13: 77 pontos num campeonato a 30 jornadas que, ainda assim, não chegou para o título.