Siga AO VIVO os jogos da jornada 28 da Liga

BENFICA-V. GUIMARÃES

Rui Vitória vs. José Peseiro

. 7 jogos: 3 vitórias para Rui Vitória, 1 empate e 3 vitórias para José Peseiro

O Maisfutebol contou em fevereiro de 2016, antes de um Benfica-FC Porto, a história dos primeiros duelos entre Rui Vitória e José Peseiro. Ainda futebolistas. Nos pelados da III Divisão, Peseiro ganhou duas vezes a Vitória, União de Santarém contra Vilafranquense. 

Vitória, 47 anos, recebe agora Peseiro, 57, num reencontro entre dois homens que se conhecem bem. 

Na época 2012/13 defrontaram-se quatro vezes. Vitória estava em Guimarães e Peseiro em Braga. Vantagem para Peseiro, que venceu os dois jogos para o campeonato. Vitória triunfou na Taça de Portugal e na Taça da Liga deu empate. 

Em 2015/16, Peseiro confirmou a tendência. Ao serviço do FC Porto, o ribatejano venceu na Luz o Benfica de Vitória, outro homem do Ribatejo: 1-2. 

Só na época 2016/17, Rui Vitória foi capaz de corrigir esta superioridade de Peseiro. Dois jogos entre Benfica e Sp. Braga, duas vitórias para as águias.   

SP. BRAGA-SPORTING

Abel Ferreira vs. Jorge Jesus

. 3 jogos: 1 vitória para Abel, 1 empate e 1 vitória para Jesus

Empate técnico entre um jovem treinador de 39 anos e outro muito experiente, 63 primaveras já vividas. Abel, na altura ainda com o estatuto de interino, venceu com o Sp. Braga em Alvalade (0-1) na época 16/17, mas Jesus desforrou-se na segunda volta, em Braga: 2-3.

Esta época, no último confronto, empate a duas bolas em Alvalade. Altura de tira-teimas. 

Jesus volta a uma casa que bem conhece (treinador do Sp. Braga na época 2008/09) e Abel reencontra um clube que representou de 2006 a 2011. 

BELENENSES-FC PORTO

Jorge Silas vs. Sérgio Conceição

. Primeiro duelo

O técnico do Belenenses, 41 anos, tem apenas nove jogos na I Liga. Sérgio Conceição, dois anos mais velho, acumula importante capital de experiência e está no sexto clube da carreira, enquanto treinador principal. 

Silas e Conceição estreiam-se em duelos na pele de treinador e nem como futebolistas se defrontaram. Entre 1993 e 1998, as cinco épocas seniores de Conceição antes de emigrar, Silas estava ainda no Atlético, na II Divisão B. 

Sérgio ainda voltou ao FC Porto em 2003/04, mas nessa época estava Silas no Wolverhampton. 

Artigo original publicado a 29/03, às 21h10