Os líderes dos principais campeonatos europeus estão entre as equipas com maior estabilidade nas opções em campo. O Benfica é uma exceção, tendo usado na Liga um número de jogadores bem acima da média.

A tendência é clara na ideia de que a estabilidade e a boa forma andam ligadas e são o caminho para o sucesso. Se bem que os números são definidos por uma série de condicionantes, que podem ir do número de competições em que cada equipa participa a alterações forçadas por lesões, como é o caso esta época do Benfica, por exemplo, que já utilizou 26 jogadores até agora em 14 jornadas de campeonato.

Em Inglaterra, por outro lado, o Chelsea apenas utilizou até agora 20 jogadores, o número mais baixo entre as equipas das cinco principais Ligas, de acordo com dados compilados pelo Observatório do Futebol – CIES, mas os «Blues», além de Antonio Conte ter encontrado o ponto de equilíbrio da equipa depois de um arranque mais instável, também têm a seu favor o facto de estarem esta época fora das competições europeias, pelo que têm menos jogos para gerir.

Mas essa nuance já não se aplica ao Nice, o supreendente líder do campeonato francês que, mesmo tendo jogado a fase de grupos da Liga Europa não precisou de recorrer a mais de 21 jogadores na Ligue 1.

Tal como o Bayern Munique, que apenas usou até agora 20 jogadores, por sinal exatamente o mesmo número que a equipa que é, contra as expectativas, igualmente líder da Bundesliga, o RB Leipzig.

O Real Madrid, igualmente líder em Espanha e a jogar de resto em várias frente, incluindo o Mundial de clubes, também mantém um núcleo duro e não precisou de usar mais de 22 jogadores até agora no campeonato.

Os clubes que utilizaram menos jogadores esta época*

*Dados CIES, que contabilizam jogadores utilizados no campeonato entre 1 de julho e 19 de dezembro

Os clubes que utilizaram mais jogadores esta época*

*Dados CIES, que contabilizam jogadores utilizados no campeonato entre 1 de julho e 19 de dezembro

Portugal está a meio da tabela entre os 31 países contabilizados, com média de 23.6 jogadores utilizados por clube, mas tem casos que fogem à regra. O recordista de jogadores utilizados é o Sp. Braga, nada menos que 28 ao longo de 14 jornadas que tiveram no banco José Peseiro e agora, de forma transitória, Abel.

Segue-se o Benfica, sendo que o Boavista tem o mesmo número dos «encarnados», depois o Sporting, com 25 jogadores. O FC Porto é dos «grandes» aquele que utilizou menos jogadores até agora, um total de 23.

O desgaste do avançar da época também se reflete noutro parâmetro, os minutos de cada jogador em campo. Se à 10ª jornada ainda havia na Liga portuguesa 37 jogadores totalistas, que jogaram todos os minutos possíveis no campeonato, quatro rondas depois esse número reduziu-se para 24 nesta altura, sendo que dez deles são guarda-redes.

O Sporting tem ainda três jogadores com estatuto de totalistas: além de Rui Patrício, também Coates e William Carvalho jogaram cada minuto. NO FC Porto restam dois, Iker Casillas e Felipe. O Benfica já não tem qualquer jogador que tenha passado todos os minutos em campo.

Jogadores utilizados por cada clube na Liga portuguesa:

Sp. Braga, 28

Benfica, 26

Boavista, 26

Sporting, 25

V. Guimarães, 24

Feirense, 24

Marítimo, 24

FC Porto, 23

P. Ferreira, 23

Estoril, 23

Belenenses, 23

V. Setúbal, 23

Tondela, 23

D. Chaves, 22

Rio Ave, 22

Arouca, 22

Nacional, 22

Moreirense, 21