Vamos chamar-lhe «síndrome da meta à vista» e o líder destacado neste campeonato é o V. Setúbal.

Na Liga 2017/18 não há quem deixe escapar tantos pontos a partir dos 80 minutos como a equipa de José Couceiro. Só nos últimos dois jogos a equipa sadina não conseguiu segurar duas vantagens de dois golos (Estoril e Moreirense) e acabou por permitir a igualdade nos minutos finais. «É evidente que a situação classificativa tem influência», admitiu Couceiro logo após o empate (2-2) no Minho com o Moreirense e que, em caso de triunfo, valeria aos sadinos a saída dos lugares de despromoção.

Em todo o campeonato são já dez os pontos que o V. Setúbal não segurou à entrada para os últimos dez minutos de uma partida – quatro nos últimos três jogos - um registo considerável e que explica em parte o 17.º lugar ocupado pelo emblema sadino na Liga. Uma questão de minutos mas com consequências acentuadas na classificação.

V. SETÚBAL (equipas com mais pontos perdidos a partir dos 80 minutos)

Sporting, 1-0 (1 ponto)

Moreirense, 1-1 (2 pontos)

Boavista, 1-1 (2 pontos)

Rio Ave, 2-1 (1 ponto)

Estoril, 2-2 (2 pontos)

Moreirense, 2-2 (2 pontos)

TOTAL: 10 PONTOS

Numa altura em que a segunda volta do campeonato conta com uma jornada realizada, o Maisfutebol fez as contas aos clubes mais penalizados em matéria pontual a partir dos 80 minutos de jogo. A seguir ao V. Setúbal, que teria agora os mesmos 23 pontos do V. Guimarães (9.º classificado), vem o Belenenses (5), seguido de Portimonense e Boavista, ambos com quatro pontos perdidos na reta final das partidas.

Das 18 equipas da Liga, há apenas três que ainda não mudaram de semblante nos derradeiros dez minutos do jogo: FC Porto, Benfica e o Estoril, «lanterna vermelha» do campeonato com 12 pontos e ainda com a partida diante dos dragões por concluir.

Refira-se que o Sporting, líder à condição do campeonato, deixou escapar dois pontos na Luz com o Benfica (1-1) já à entrada para o tempo de compensação. De fora fica a receção ao Sp. Braga (2-2), em que os leões permitiram uma reviravolta dos arsenalistas já perto do fim, mas ainda resgataram um empate ao cair do pano: neste caso, o Maisfutebol assume que foi o Sp. Braga quem perdeu dois pontos.

Ora, se é pacífico que algumas equipas estariam numa posição bastante diferente da que ocupam caso tivessem conseguido segurar vantagens ou empates após o minuto 80 - como é evidente no caso do V. Setúbal - é importante também analisar o assunto da perspetiva oposta: o dos conjuntos que mais pontos resgatam nos últimos dez minutos.

Um ranking liderado pelo Rio Ave, com nove pontos arrancados a ferros nas primeiras 18 rondas da Liga. Seguem-se Sp. Braga, Marítimo e Desp. Chaves, todos com quatro pontos.

RIO AVE (equipa com mais pontos ganhos a partir dos 80 minutos)

Boavista, 1-2 (2 pontos)

V. Setúbal, 2-1 (2 pontos)

Paços de Ferreira, 1-1 (1 ponto)

Moreirense, 2-1 (2 pontos)

Belenenses, 1-2 (2 pontos)

TOTAL: 9 PONTOS

Entre os chamados «grandes», o Sporting é aquele que consegue ir buscar mais pontos neste período do jogo: sete, distribuídos por V. Setúbal (2 pts), Feirense (2 pts), Rio Ave (2 pts) e Sp. Braga (1 pt). Curiosamente, nesta sexta-feira à noite vão defrontar-se no Bonfim a equipa mais penalizada a partir dos 80 minutos (V. Setúbal) e a segunda mais beneficiada neste período do jogo (Sporting).

Registe-se ainda que o Benfica arrecadou três pontos (Chaves, 2 pts; Sporting, 1 pt), sendo que o FC Porto (nenhum ponto) resolveu tendencialmente cedo a maioria das partidas que venceu, não conseguindo mudar o rumo dos acontecimentos nos últimos dez minutos dos três jogos em que tropeçou nesta época: empates com Sporting, Desp. Aves e Benfica.

Contas feitas (ver tabela em baixo), o Rio Ave é a equipa com o melhor saldo para lá dos 80 minutos. O conjunto de Miguel Cardoso, 5.º lugar do campeonato «só» deixou de vencer três pontos nesta fase, o que lhe, face aos 9 amealhados, lhe dá dá um saldo positivo de seis pontos. No plano oposto, e sem surpresa, surge o V. Setúbal com seis pontos.

No lote dos chamados «grandes» só a pontuação do FC Porto não sofreria alterações caso a última dezena de minutos das partidas (mais tempo de compensação) fosse apagada. A equipa de Sérgio Conceição manter-se-ia com 45 pontos e, ainda que com um jogo a menos, seria líder isolada da Liga.

Clube (pontuação real)

Pontos ganhos +80

Pontos perdidos +80

Influência dos últimos 10 minutos

Sporting (46)

7

2

+5

FC Porto (45)

0

0

0

Benfica (43)

3

0

+3

Sp. Braga (37)

4

2

+2

Rio Ave (30)

9

3

+6

Marítimo (28)

4

1

+3

Desp. Chaves (26)

4

1

+3

Boavista (24)

2

4

-2

V. Guimarães (23)

3

1

+2

Tondela (22)

2

2

0

Belenenses (19)

1

5

-4

Portimonense (18)

3

4

-1

Feirense (17)

2

3

-1

Moreirense (15)

2

2

0

Paços de Ferreira (15)

2

3

-1

Desp. Aves (14)

2

3

-1

V. Setúbal (13)

3

10

-7

Estoril (12)

1

0

+1