O ABC venceu este domingo o F.C: Porto no quinto jogo da final do «play-off» da Liga de Andebol sagrando-se campeão nacional, o que não acontecia desde 2000. No final da partida, jogadores, técnicos e dirigentes não cabiam em si de contentes pela conquista. Jorge Rito, treinador do ABC destacou o trabalho da equipa e dedicou à família o seu primeiro título enquanto treinador principal.
«Estou feliz por ser a primeira vez que me sagro campeão nacional pelo ABC. Os jogadores estiveram bem e foi por eles que vencemos este título. Este êxito é também dedicado à minha família e à nossa massa associativa, que sempre foi inexcedível no apoio», comentou.
Já Paulo Jorge Pereira, treinador do F.C. Porto, lamentou o elevado número de exclusões da sua equipa, classificando esse factor como ponto crucial do jogo. «O momento crucial do jogo aconteceu na segunda parte, a partir do momento das exclusões, que não contesto, nem aplaudo. Devíamos ter vencido o primeiro jogo e estivemos perto de o fazer e esse foi o marco mais importante desta final», referiu.
Luís Bogas foi um dos elementos decisivos na conquista do ABC. Depois do encontro, o jogador destacou a confiança da equipa após a derrota do jogo de sábado, afirmando que pensaram todos positivo porque «o ABC não perde dois jogos seguidos em casa».
Do lado do F.C. Porto o discurso era de insatisfação pelo desfecho mas também de reconhecimento da superioridade da equipa de Braga. Carlos Resende afirmou mesmo que «apesar do esforço dos jogadores do F.C. Porto, o ABC é um justo campeão e há que dar-lhe os parabéns». Também Rui Rocha, capitão de equipa dos dragões que se despediu este domingo da modalidade, disse que «o ABC está de parabéns», acrescentando que pretende continuar a «carreira ligado ao andebol».
O presidente dos bracarenses, Luís Teles, também não escondeu a sua satisfação, dedicando o título a todos os que para ele contribuíram: «É fantástico o ABC ser campeão nacional passados tantos anos. Dedico este título a todos os jogadores, dirigentes e massa adepta presente, que foi fantástica no apoio à equipa. Espero que este seja o primeiro de muitos títulos futuros e que na próxima semana os adeptos ajudem os iniciados a ser campeões, como já aconteceu com os seniores, juniores e juvenis. Este é um ano em cheio e espero que a cidade apoie ainda mais o ABC para que se consigamos ganhar títulos de forma mais regular», destacou.